Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana Ox

Foto: Flaviana Ox

Um objeto de arte e uma noiva enviada por uma agência de matrimônios são o pano de fundo de "O Antiquário Frankl" para tratar de conflitos e contradições da psiquê humana. Um suspense com tons de comédia que instiga à reflexão: Será que mostramos o que somos ou vivemos de aparências? Será tudo uma questão de escolhas: Ou pode ser esse um jogo mortal?

Primeiro suspense teatral do Estado do Tocantins, o espetáculo teatral “O Antiquário Frankl” comemora os dez anos de história da Cia Cenaberta e entra em curta temporada no Theatro Fernanda Montenegro. A produção tem classificação etária de 16 anos, entra em cena a partir da próxima quinta-feira, 18, e fica em cartaz até domingo, 21, sempre às 20h30.

A sala antiga de um antiquário é o cenário para momentos que pedem uma atenção precisa do espectador sobre o desenrolar de confusões que envolvem promessas de casamento via cartas por uma agência de matrimônios, obras de arte raras, crimes hediondos, investigações, romance, encontros e muitos desencontros.

Interpretada pelos atores Bell Gama e Kaká Nogueira, trata-se de uma produção da dramaturgia ainda pouco usual no teatro em todo País. Os atores revelam que o suspense foi escolhido pela extrema qualidade dramatúrgica do texto, bem como pelo ineditismo e vontade de explorar e encenar o gênero. “A curiosidade será um dos elementos essenciais da produção, que não busca especificar data ou localidade, porém a intenção é tecer um fio condutor que liga essa história à rica arquitetura, música e objetos culturais do Tocantins, dando assim um ar único ao espetáculo”, declara o ator Kaká Nogueira, presidente da Cia Cenaberta.

A trama se desenrola a partir do embate psicológico dos personagens e seus traumas vividos no passado, o que gera tensão todo o tempo. Desta forma, o público é levado a observar os personagens sob diferentes olhares e possibilidades numa trama carregada de questionamentos sobre a natureza humana e suas escolhas.

Apesar de optar por um caminho que permanece fiel a alguns preceitos do realismo e de um aprofundamento psicológico necessário às personagens, a interpretação da Cenaberta não não tem a pretensão de dar respostas, mas sim, estimular o debate, levantar questionamentos e instigar à reflexão, conforme explica a atriz Bell Gama, que interpreta a personagem Norma Rose. “O Antiquário Frankl é um despertar para infinitas perguntas”, revela a atriz.

A produção conta com patrocínio da Fundação Cultural de Palmas, por meio do Fundo Municipal de Cultura, e o ponto oficial de vendas de ingressos é o Restaurante Maria Izabel, (R$ 50,00 inteira/ R$ 25,00 meia-entrada). A compra antecipada garante de forma promocional “meia-entrada” para todos.

Equipe

Com brilhante texto do paulista Wilson Fumoy, o elenco é formado pelos dois atores e a equipe de produção, direção e técnica é exclusiva de profissionais tocantinenses. A direção é do humorista Paulo Vieira, por isso, o suspense ganha ares inovadores com tons de humor ao mistério e suspense. “Estou mergulhando nessa história pra tirar de dentro de mim uma maneira interessante (e nova) de conta-lá”, declara Paulo Vieira, adiantando ainda que a intenção é dar à produção uma cara cinematográfica.

Ficha Técnica

Espetáculo: O Antiquário Frankl

Realização: Cia. Cenaberta de Teatro

Texto: Wilson Fumoy

Direção: Paulo Vieira

Assistência de Direção: Ana Isabel Friedlander

Elenco: Kaká Nogueira e Bell Gama

Produção Executiva: Cenaberta Produções Culturais

Assistente de produção: Juliano Gomes

Cenários: Erdilez Paiva

Figurinos: Erdilez Paiva/ Ykaro Suarte

Cenotécnica: Coronéis da Sucupira

Iluminação: Thiago Omena

Sonoplastia: Fábio Geriz

Coreografias: Denis Rodrigues

Assessoria de Redes: Bell Gama

Ascom: Cinthia Abreu