Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Um sarau de música e literatura marcará o lançamento do livro "Transwebhumanas - Vinhetas, Metatratados & Baladinhas Poéticas" (Editora Kazuá, SP/2019), de Ronaldo Teixeira. O evento cultural acontece nesta quarta-feira, 17, a partir das 18 horas no Por que Café?, que fica na 204 Sul, em Palmas/TO.

O evento será uma mistura de happy hour com sarau e a festa de lançamento do livro terá muita música a cargo dos cantores Genésio Tocantins, Dorivã, Chiquinho Chocolate, Chico Fran, Ricardo Carlin, Remilvan Milhomem, Lucimar, Braguinha Barroso, Helder Peixoto e Mello Júnior, e do saxofonista Paulo de Tarso.

Também haverá intervenções poéticas entre as apresentações musicais, com declamação de poemas do livro pelos atores Almecides Pereira, Ana Kamila, Cleuda Milhomem, Cinthia Abreu, Fabio Brancco (Mundo Imaginário), Felipe Trindade, Kaká Nogueira, Bell Gama, Eros Teixeira e Ester Teixeira.

O artista plástico Costandrade fará uma participação especial, desenhando retratos dos presentes ao vivo, sendo que os cinco (05) primeiros – pela ordem – serão gratuitos.

No prefácio, assinado pelo professor universitário Antonio José Roveroni, a concisão dos textos pode ser evidenciada: “A leitura de Transwebhumanas – Vinhetas, Metatratados & Baladinhas Poéticas, do amigo Ronaldo Coelho Teixeira remete ao haikai, no sentido de falar o mínimo com o máximo de comunicação. Demonstram atualidade para com esses tempos corridos, que não podem prescindir da profundidade – muito embora assim se expressem, nesse olho do furacão de uma revolução muita mais profunda que a maioria das pessoas ainda não se deu conta”, diz.

O artista plástico e também poeta Ciro, em uma apresentação, destaca a modernidade nos poemas do Ronaldo Teixeira. “Vejo o Moderno como este livro que está na sua mão agora. O objeto livro tem milênios. Mas você está aqui com ele para ter algo novo. E aqui tem muito disso para você. Se não fôssemos tão bitolados, pacificados em uma rotina consumista, cada vinheta seria um livro, uma obra concluída, sem necessidade de compilação. Mas ainda bem que se contradizer ainda não é pecado lá muito grave. Agora você tem algo — além de toda modernovidade — que não enguiça”, destaca.

Já a também poeta Zeila Coelho ressalta a nordestinidade do autor nos textos. “Força nordestina de vasta visão do cotidiano da vida (pela própria vivência). Conhecedor inconteste das angústias, conflitos e inconformidades do ser, viajor da dualidade do espelho na personalidade humana. Rebelde visceral contra qualquer caudilhismo em relação aos homens e seus sentimentos, principalmente contra a tirania pseudosocial. No entanto, é uma rebeldia com caminho paralelo à ética e a beleza correta de um poema”, declara.

Sobre o livro

"Transwebhumanas - Vinhetas, Meatatrados & Baladinhas Poéticas é um livro com uma série de pequenos poemas  escritos a partir do contato de Ronaldo Teixeira com o Livro da Tribo (SP), uma agenda literária anual show e cujo primeiro exemplar foi presente do professor Antonio José Roveroni, ao poeta em 1995. Quem os explica é o próprio escritor: "São poemas curtos, alguns irônicos, outros pitorescos e os demais de cunho filosófico, mas todos com ares de velharia. Explico: é que tanto as vinhetas, quanto as baladinhas podem ser enquadradas no estilo da poesia marginal dos anos 1970 – cujo expoente máximo é o inesquecível Paulo Leminski – e que, de uma certa forma, advém do movimento Modernista de 1922", ressalta.

As vinhetas poéticas são poemas de uma estrofe na forma de tercetos, ou seja, de três versos, compostos sob a forma de versos livres (sem metrificação) e com rima ABA. Os metatratados são "pretensão pura", como se auto acusa o autor. São provocações lírico-filosóficas-existencialistas, sem quaisquer tipo de enquadramento acadêmico. Já as baladinhas são poemas de estrofes ilimitadas, sem forma específica, sendo alguns em versos livres (sem metrificação) e brancos (sem rima).

Sobre o autor

Ronaldo Coelho Teixeira é cearense, radicado em Tocantins. Poeta, escritor e jornalista, autor dos livros de poesias “Mercador” (1998) e “Para que o Fantástico não se Ausente” (2012), obras vencedoras da Bolsa Maximiano da Matta Teixeira, do Governo do Tocantins, e “Surtos & Sustos” (2007), livro que reúne crônicas veiculadas no sítio www.agenciacartamaior.com.br entre 2004 e 2006 com prefácio de Moacyr Scliar (1937-2011) e que constou no Vestibular 2008/1 da Universidade UnirG. Teve o conto de sua autoria “A Hora Mórbida” publicado na revista Conhecimento Prático de Literatura, da Editora Escala em 2010 e, por 15 vezes, teve poemas de sua autoria publicados no Livro da Tribo, de São Paulo, entre 2001 e 2019.

Já teve crônicas veiculadas em sítios renomados da cultura brasileira, como o www.culturaemercado.com.br owww.publishnews.com.br e o www.agenciacartamaior.com.br. Escreveu no blog http://ronaldo.teixeira.zip.net/  e no site http://lounge.obviousmag.org/espantalho_lirico/. Mantém o blog https://ronteixeira.wixsite.com/espa. Em 2017, ganhou menção honrosa pelo seu livro ‘Espantalho Lírico’, no Prêmio Peixe de Poesia da Editora Kazuá (SP).

O lançamento acontecerá dentro do Projeto 'Café com Poesia", do cantor e compositor Genésio Tocantins. A direção artística é de Nival Correia, ator e diretor teatral. O evento tem o apoio cultural da empresa de comunicação Intercon.