Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

 Prefeitura já foi parceira da 23ª Brigada de Infantaria de Selva em ações de saúde

Prefeitura já foi parceira da 23ª Brigada de Infantaria de Selva em ações de saúde Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes  Prefeitura já foi parceira da 23ª Brigada de Infantaria de Selva em ações de saúde Prefeitura já foi parceira da 23ª Brigada de Infantaria de Selva em ações de saúde

Araguaína será Posto de Comando do Exército Brasileiro nos dias 22 a 26 de julho, durante a Operação de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), da 23ª Brigada de Infantaria de Selva. Nominada de Pedro Teixeira III, a operação envolverá 1.200 militares que atuarão em Araguaína e mais nove municípios. A Prefeitura é parceira em ações cívico-sociais que serão realizadas nos dias 23 e 24.

O município coordenará as ações de atendimentos gratuitos à população, como médicos e odontológicos, além de outros serviços de saúde e sociais. A ação contará ainda com apresentação da Banda de Música do 50º Batalhão de Infantaria de Selva de Imperatriz (MA). Em 2016 e 2017, a Prefeitura já foi parceira do Exército em ações de saúde com o objetivo de combater o mosquito Aedes Aegypti nos bairros.

Segurança estratégica

A Operação de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem envolve todas as organizações militares subordinadas à 23ª Brigada de Infantaria de Selva. O objetivo é voltado para a segurança de estruturas estratégicas como a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Lages, em Piraquê, e a Usina Hidrelétrica (UHE) de Estreito.

A operação visa ainda a garantia da votação e apuração, visualizando possível emprego das tropas nas eleições futuras. Os militares utilizarão variados tipos de transporte, que seguirão para os locais das operações via terrestre, por meio de rodovias e ferrovias, e via fluvial, pelos rios da região.

Além de Araguaína, a operação atuará em outros municípios dos estados do Tocantins (Filadélfia, Palmeiras do Tocantins, Piraquê, Wanderlândia, Xambioá), Maranhão (Carolina, Estreito e Porto Franco) e Pará (Itaituba e em trechos da Ferrovia Carajás).

Preparo da tropa

A Operação Pedro Teixeira III permitirá várias possibilidades de preparo da tropa, buscando ampliar a capacidade de resguardar as estruturas estratégicas. A operação ainda treina os militares para acompanhar a atual situação na Área de Segurança Integrada da Brigada, aumentando a capacidade contra potenciais ameaças, demonstrando prontidão e coesão das tropas focadas na Defesa da Pátria e na Proteção da Amazônia Oriental.

Brigada 

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva é subordinada ao Comando Militar do Norte e está sediada em Marabá (PA). A brigada possui organizações militares nas cidades de Imperatriz, no Maranhão, e Tucuruí, Altamira e Itaituba, no Pará, além das sediadas na própria guarnição de Marabá, sendo desde 2017 uma das cinco Forças de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro.