Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes Com capacidade para atender 1500 alunos, a construção da escola de tempo integral do Lago Azul chegou aos 15% Com capacidade para atender 1500 alunos, a construção da escola de tempo integral do Lago Azul chegou aos 15%
  • O complexo poliesportivo Beira Lago terá praça de esportes radicais, pista de atletismo, ciclovia, equipamento de ginástica para academia ao ar livre e ginásio

A Prefeitura de Araguaína está aproveitando o período de estiagem para intensificar as obras de infraestrutura do município. Atualmente, são 20 frentes de trabalho em diversas áreas: lazer, educação, esporte, saúde, desenvolvimento econômico, e de reconstrução contínua em vias, com pavimentação e instalação de drenagem pluvial.

Uma dessas obras é o recapeamento da Vila Cearense, um dos setores mais antigos de Araguaína. Na última terça-feira, 23, o prefeito Ronaldo Dimas esteve no local para acompanhar a realização dos trabalhos que devem ser concluídos na próxima semana. “O próximo setor atendido, muito provavelmente será o Raizal”, estimou.

Para Maria Feitosa, 71 anos, residente no setor há 35 anos, o local é abençoado e a obra era necessária. “A gente quase não via esse tanto de obra na cidade toda, e para nós é ótimo. Esse pedaço aqui é muito bom, estamos perto de tudo, até de uma creche”, contou a aposentada.

Produção industrial e comércio

Ainda na terça-feira, 23, Dimas também esteve nas obras do Complexo Nova Feirinha, que está no estágio de estrutura pré-moldada. Foram feitos os 20 pilares externos e na próxima semana receberá os pilares do mezanino. Outra edificação que impulsionará a economia de Araguaína é a construção do laticínio público municipal. O local, que terá capacidade diária de captação de 40 mil litros de leite, chegou aos 50%. A obra já conta com cobertura nos dois blocos, industrial e administrativo, e está em fase de instalação do sistema de drenagem e sumidouros.

Fim dos alagamentos no Itaipu

As obras de drenagem no Setor Itaipu também continuam avançando. Dos 767 metros de canalização prevista, já foram instalados 70% da tubulação principal. O serviço está na Rua Amizade e ainda contemplará outras quatro ruas. Haverá também terraplanagem, pavimentação e drenagem superficial com a construção das bocas de lobo, meio-fio e sinalização.

Educação, Esporte e Lazer nos bairros

Estão em construção quatro praças novas, mais duas sendo revitalizadas e ainda dois complexos esportivos públicos inéditos na cidade. Os espaços de esporte e lazer irão contemplar os moradores de setores de norte a sul: Costa Esmeralda, Jardim das Palmeiras, Araguaína Sul, Vila Ribeiro, Vila Azul, Cimba, Xixebal e Beira Lago. Além da Praia da Via Lago, que já tomou forma e está sendo usada pela população de toda cidade, mesmo antes de ficar pronta.

Já a construção da escola de tempo integral do Lago Azul chegou aos 15%. A unidade tem capacidade para atender 1500 alunos e deve recebe-los dos setores Monte Sinai, Bairro de Fátima, Nova Araguaína, Xixebal e da própria Vila Azul. Um dos destaques do projeto é a piscina com dimensão olímpica, que possibilitará o treinamento para competições. A escola de excelência no Povoado Pilões está com 85% da obra concluída, faltando apenas o acabamento. Além da nova unidade no São Miguel que está recebendo a mobília para inauguração no próximo dia 5.

Única oficina ortopédica pública do Estado

As obras da Oficina Ortopédica estão concluídas e o início das atividades aguarda a licitação para compra dos equipamentos. O edital deve ser publicado ainda nesse semestre. Em sua plena atividade, a capacidade de atendimento será para uma média diária de 100 pacientes de Araguaína e municípios circunvizinhos que fazem parte da região Médio Norte e Bico do Papagaio.

Maior programa habitacional do Norte

As 500 casas do Residencial Primavera Norte também estão prontas. O setor será entregue com toda infraestrutura, praça e academia pública. O empreendimento aguarda a conclusão da elaboração dos contratos pela Caixa Econômica Federal para assinatura dos moradores contemplados. Após a certificação, será agendada a entrega do Residencial Primavera Norte no Ministério de Desenvolvimento Regional e enviado convite ao presidente Jair Bolsonaro, que já manifestou interesse em participar da cerimônia.