Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

O torneio consiste em prova de pesca embarcada, em lanchas ou barcos, na modalidade de arremesso

O torneio consiste em prova de pesca embarcada, em lanchas ou barcos, na modalidade de arremesso Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes O torneio consiste em prova de pesca embarcada, em lanchas ou barcos, na modalidade de arremesso O torneio consiste em prova de pesca embarcada, em lanchas ou barcos, na modalidade de arremesso

A terceira edição do Torneio Araguaína de Pesca Esportiva será realizada entre os dias 16 e 18 de agosto, no Povoado Garimpinho. A competição terá premiação total de R$ 17.500, divididos entre os três primeiros colocados em cada uma das cinco modalidades. As inscrições já estão abertas e vão até o início do evento.

As modalidades, com respectivo tamanho mínimo permitido, são: caranha e tambaqui (30 cm); Piau (30 cm); Pacu (20 cm); tucunaré (35 cm); e peixe de couro (70 cm), sendo exclusivamente filhote, barbado, jaú, pirarara e pintado. Será permitido apenas o pesque e solte, ou seja, os peixes serão soltos logo após a aferição do peso e medida pela comissão julgadora do torneio.

A supervisão do torneio ficará a cargo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Corpo de Bombeiros, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Companhia Independente de Policiamento Rodoviário e Ambiental (CIPRA), Polícia Militar (PM) e Prefeitura Municipal de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente.

Inscrições

O torneio está aberto à participação de todos e consiste em prova de pesca embarcada, em lanchas ou barcos, na modalidade de arremesso.

As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura de Araguaína ou pessoalmente, no local do evento, até às 16 horas do dia 16 de agosto. A taxa é de R$ 300 por equipe, que pode ser composta por até três pessoas. A participação de menores de idade é permitida apenas tendo seu responsável como companheiro de equipe.

No ato da inscrição, deve ser registrado o nome da equipe e um membro como capitão, que irá representá-la oficialmente.

Programação

No dia 16, às 16 horas, haverá a abertura oficial do torneio, com a leitura do regulamento, aferição dos barcos, equipamentos de segurança e documentação das equipes, apresentação dos árbitros e fiscais. Às 18 horas, será dada a largada para início da pesca, que ficará concentrada no espaço entre a cachoeira Boca Feia e o Rio Andorinhas.

No dia 18, às 10 horas, será encerrada a pesca. Ao meio-dia será realizada a premiação do torneio.

Como chegar 

Para chegar até a praia, saindo do centro da cidade, é preciso seguir 43 quilômetros pela rodovia BR-153 até o posto de gasolina Rio Preto. Há uma entrada à direita do posto que dá acesso à TO-226, o Povoado Garimpinho fica a 102 quilômetros da BR-153.