Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

A Secretaria de Estado da Saúde por meio da Central Estadual de Transplante promoveu nessa sexta-feira 26, a Capacitação de Médicos para Determinação de Morte Encefálica segundo a Resolução CMF 2.173. O curso é uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Hospital Israelita Albert Einstein com o Sistema Nacional de Transplantes através do programa PROARDI- SUS.

Segundo a gerente da Central de Transplantes do Tocantins (CETTO), Suziane Aguiar, cerca de 32 médicos de todo o Estado participaram da capacitação. “O curso de Diagnóstico de ME será sem dúvida de extrema importância para a consolidação das ações de doação de órgãos pactuadas no plano estadual de doação  e transplante do Tocantins.

A médica Lívia Muller Bernz, do Albert Einstein, explica que essa resolução já tem uns dois anos aproximadamente, e que a intenção é aumentar o diagnóstico de morte encefálica. “De acordo com a resolução a morte encefálica deve ser diagnosticada por dois médicos especificamente qualificados, sendo um deles especialista em medicina intensiva (adulta ou pediátrica), neurologia (adulta ou pediátrica), neurocirurgia ou medicina de emergência.”

A médica pediátrica do Hospital Regional de Araguaína, Alinne Lourenço Cunha Vieira, comenta que o curso está sendo de muita importância para o aprimoramento pessoal e troca de experiência. “Esse é o primeiro curso de determinação de diagnóstico de morte encefálica, e nós médicos da região norte do Estado estamos tendo a oportunidade de levar esse conhecimento para  abranger a captação de órgãos e beneficiar um número maior de pessoas que aguardam por transplantes.”

ME 

Morte encefálica é a definição legal de morte. É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre. Após o diagnóstico de morte encefálica, não há qualquer chance de recuperação. A doação de órgãos acontece após a confirmação da morte e mediante autorização da família.