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Estado

Onde o asfalto novo termina, começa o trecho de pavimentação desgastada

 Apesar de ter passado recentemente por obras de reconstrução, a rodovia TO-070 apresenta uma situação que chama atenção ao longo dos 35 quilômetros entre o entroncamento com a TO-255, em Porto Nacional, até o município de Brejinho de Nazaré.

Ao percorrer a rodovia o motorista depara-se com uma situação curiosa. É que por alguns quilômetros viaja-se sob asfalto novo, mas de repente o trecho recuperado termina e o motorista encara alguns metros do antigo asfalto desgastado da rodovia, até retomar mais adiante outro trecho de pavimentação recuperada. Deste modo, a rodovia segue por vários quilômetros com trechos de asfalto novo e antigo intercalando-se ao longo de toda sua extensão.

Trechos de rodovia recuperada e velha intercalam-se por 35 km

Recentemente, a rodovia passou por obras de recuperação e reconstrução. O contrato nº 009/2019, assinado pelo governo, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), prevê a recuperação de exatos 35 km na TO-070 entre Porto Nacional (Pinheirópolis) e Brejinho de Nazaré, com investimento de R$ 18 milhões somente neste trecho. 

Os serviços contratados foram completos, incluindo a restauração do pavimento, do sistema de drenagem, reconstrução de pontos críticos, revitalização da sinalização, além de manutenção do trecho pelos próximos quatro anos.

A TO-070 não é a única em obras. O pacote no qual ela está incluída, chama-se Consórcio Crema Paraíso, e contempla ainda as rodovias TO-080, entre Palmas e Paraíso; e TO-255, entre Porto Nacional e Monte do Carmo. O contrato foi assinado no dia 15 de abril e prevê o total de 136 quilômetros de malha asfáltica reconstruída nas 3 rodovias (TO-070, TO-080 e TO-255), desde sua base até uma nova capa asfáltica, com nova drenagem, além da implantação de toda a sinalização.

O valor total do investimento do governo do estado no consórcio é de mais de R$ 66,5 milhões e o contrato, com duração de 1.440 dias, ainda está vigente. As empresas que formam o consórcio e são responsáveis pelas obras são a Sobrado Construções Ltda; Goiás Construtora Ltda; e a GAE Construção e Comércio Ltda.

Por meio de nota a Ageto informou que prevê a divisão dos trechos em segmentos para que cada um desses segmentos seja recuperado por meio da utilização de uma solução específica de engenharia e que a empresa está seguindo o projeto desenvolvido para o trecho da TO-070, entre Porto Nacional e Brejinho de Nazaré.

Os segmentos ainda não beneficiados pela reconstrução serão contemplados com outro tipo de solução, conforme prevê o projeto de engenharia. A Ageto destacou que as obras nas rodovias ainda não estão concluídas e assim que finalizados os trabalhos, os trechos serão entregues oficialmente a população.

Confira a resposta da Ageto na íntegra:

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), informa que:

1.    O Contrato de Recuperação de Rodovias (Crema) prevê a divisão dos trechos em segmentos para que cada um desses segmentos seja recuperado por meio da utilização de uma solução específica de engenharia.

2.    A empresa está seguindo o projeto desenvolvido para o trecho da TO-070, entre Porto Nacional e Brejinho de Nazaré.

3.    Os segmentos ainda não beneficiados pela reconstrução serão contemplados com outro tipo de solução, conforme prevê o projeto de engenharia.

4.    O contrato prevê a recuperação de um lote  de 136 quilômetros,  composto por três trechos que rodovias: TO-070, entre Porto Nacional e Brejinho de Nazaré; TO-255, entre Porto Nacional e Monte do Carmo e TO-080, entre Palmas e Paraíso.

5.    A empresa tem 2 anos para finalizar os trabalhos de reconstrução.

6.    O valor do contrato é de R$ 66,5 milhões, e após a reconstrução a empresa ficará responsável pela manutenção das vias por um período de até três anos.

7.    A Ageto destaca que as obras nas rodovias ainda não estão concluídas e assim que finalizados os trabalhos, os trechos serão entregues oficialmente a população.