Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Um dos objetivos do curso é sensibilizar produtores e estudantes sobre as vantagens do sistema intensivo de produção de carne a pasto

Um dos objetivos do curso é sensibilizar produtores e estudantes sobre as vantagens do sistema intensivo de produção de carne a pasto Foto: Pedro Alcântara

Foto: Pedro Alcântara Um dos objetivos do curso é sensibilizar produtores e estudantes sobre as vantagens do sistema intensivo de produção de carne a pasto Um dos objetivos do curso é sensibilizar produtores e estudantes sobre as vantagens do sistema intensivo de produção de carne a pasto

A Embrapa Pesca e Aquicultura promove no próximo dia 23 de agosto, das 8h30 às 17h30, o curso Produção Intensiva de Carne a Pasto, em Palmas (TO). O treinamento será ministrado pelo zootecnista Pedro Alcântara no auditório da Embrapa pela manhã e no Centro Agrotecnológico de Palmas Agrotins, à tarde. O curso é voltado para pequenos, médios e grandes produtores rurais, técnicos da assistência e extensão rural, além de estudantes universitários e do ensino técnico profissionalizante. As inscrições custam R$ 10 e podem ser realizadas no site da Embrapa Pesca e Aquicultura (clique aqui para se inscrever). 

Segundo Alcântara, o objetivo é sensibilizar produtores e estudantes sobre as vantagens do sistema intensivo de produção de carne a pasto, divulgar ações e resultados do Projeto ABC Corte e prospectar novas parcerias. “No sistema intensivo de produção de carne a pasto busca-se alta produtividade, com o uso de uma série de tecnologias. Desta forma, é possível produzir até dez vezes mais carne com a mesma área. Com isso eleva-se também a rentabilidade do negócio”, explica. “Existem URTs do projeto apresentando produtividade de 50 arrobas por hectare ao ano, enquanto a média nacional é de quatro arrobas por hectare”, destaca.

Além de maior lucratividade, o sistema é ambientalmente sustentável pois o crescimento é vertical. Assim, diminui-se a pressão de avanço sobre áreas de vegetação nativa. Outra vantagem do sistema é o aumento do sequestro de carbono, que ocorre pelo incremento de matéria orgânica do solo, adubação e manejo adequado do pastejo.

Curso faz parte da programação do Agosto Verde

O curso é resultado da parceria da Embrapa Pesca e Aquicultura com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), que promove o Agosto Verde. De acordo com a gerente de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, Eliane Lagares, o Agosto Verde é uma ação desenvolvida para dar oportunidade aos produtores rurais de acesso às tecnologias, principalmente da agricultura familiar.

Com o tema principal deste ano, “As Boas Práticas na Produção Agropecuária”, o evento, “Agosto Vede” é realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), e parceiros de órgãos públicos e privados do segmento rural do Estado, com objetivo de expandir o acesso às tecnologias inovadoras, valorizando as boas práticas da produção agropecuária da agricultura familiar e urbana, para atender as novas exigências dos consumidores.

O Agosto Verde busca ainda, estimular a participação da população, entidades e empresas para, em parceria, combater as queimadas, o desperdício de água na agricultura, o uso inadequado do solo, o consumo de produtos agroindustriais sem certificação e o desmatamento de matas ciliares.