Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Siqueira Campos em posse no Senado no dia 16 de julho (Foto: Marcos Oliveira/ Agência Senado)

O ex-governador e atual senador da República pelo Tocantins, Siqueira Campos (DEM), comemora seus 91 anos nesta quinta-feira, 1º de agosto, e há comemoração prevista para a data.

Segundo a Associação de Pioneiros de Palmas (APPA), da qual Siqueira é presidente de honra, será realizada uma celebração ecumênica em homenagem ao senador na Praça dos Girassóis ao lado dos monumentos Súplica dos Pioneiros e do Cruzeiro, onde foi celebrada também a primeira missa de Palmas em 20 de maio de 1989.

A celebração está prevista para as 19h desta quinta-feira e será aberta ao público. O senador Siqueira Campos estará presente. Outras autoridades políticas, como o governador Mauro Carlesse e vários pioneiros de Palmas também confirmaram presença.

A celebração será realizada por três líderes religiosos: um padre, um pastor e um representante espírita. Também estão previstas apresentações de uma orquestra e músicos regionais.

Senado

Aos 91 anos, Siqueira assumiu vaga no Senado no último dia 16 de julho. Ele tomou posse após licença do titular da vaga, Eduardo Gomes (MDB).

Na sessão especial de posse no Senado, Siqueira foi prestigiado por políticos de todo o País e defendeu em seu discurso a criação de mais estados na Federação. Siqueira é conhecido por sua luta para criar o Estado do Tocantins na Assembleia Nacional Constituinte de 1988.

Nascido em Crato/CE no ano de 1928, José Wilson Siqueira Campos foi o primeiro governador do Tocantins, assumindo a vaga no ano de 1989 em mandato tampão de 2 anos. Ele viria a ocupar o cargo por mais três vezes nas décadas seguintes.

Convite da celebração em homenagem aos 91 anos de Siqueira Campos