Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou nessa terça-feira, 13, no Projeto de Fruticultura São João, um monitoramento de rotina em armadilha da praga mosca da carambola (Bactrocera carambolae), que é uma praga quarentenária presente que ataca espécies frutíferas e pode causar grandes prejuízos econômicos.

O monitoramento da praga é feito por meio de armadilhas instaladas em pontos estratégicos em todo o Estado. De acordo com o Responsável Técnico pelo Programa Estadual de Fruticultura da Adapec, Helcids de Sá Reis, no Tocantins a praga está ausente, porém, a Agência mantém o monitoramento das armadilhas nos polos de fruticultura a cada 14 dias onde é feita a substituição do feromônio e troca do piso adesivo.

“O polo de fruticultura do São João é um dos produtores de fruta que abastece a nossa capital, por isso, monitoramos a mosca da carambola para mantermos o status de área sem ocorrência da praga, permitindo que os produtores comercializem suas frutas com qualidade e sem perdas econômicas”, destacou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.  

O Tocantins possui atualmente 100 armadilhas instaladas em todas as regiões. E de acordo com a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura nº 28/2017, o Estado está classificado com nível de alto risco por fazer fronteira com o estado do Pará que possui algumas regiões produtoras com a presença da mosca da carambola.