Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Araguaína inicia as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na quarta-feira, 21, com uma caminhada de sensibilização. A mobilização começará às 7 horas, no estacionamento da Feirinha, de onde o grupo sairá para a Praça das Nações. Em 2018, mais de 400 pessoas participaram do evento.

A programação segue até o dia 28 com apresentação de arte dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), passeio ciclístico na Via Lago, palestra para familiares de deficientes, workshop sobre esporte e inclusão, e ainda uma missa em ação de graças e confraternização.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Araguaína (CMPD) e também coordenadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Vane Mary Dias Carneiro Brito, o objetivo das atividades é mostrar a capacidade do deficiente. “É preciso que a sociedade olhe o deficiente com outros olhos. Eles são capazes. Precisamos fazer valer as políticas públicas já existentes, como o acesso ao emprego”, afirmou.

Direitos garantidos

Os deficientes podem contar com diversos atendimentos ofertados pelo Município nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. Como no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro-Dia, Clínica Escola Mundo Autista, Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (CIL) e Núcleo de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais de Araguaína.

Assistência no Município

Araguaína é o único município do Tocantins que tem uma CIL, prestando atendimento a mais de mil pessoas por mês. Também conta com professores surdos e interpretes que oferecem capacitação aos servidores públicos da Saúde, Educação e Assistência Social. Além de contar com um veículo disponível para ajudar os deficientes auditivos no acompanhamento médico.

Referência no autismo

Também única no Estado, em funcionamento desde 2016, a Clínica Escola Mundo Autista atende 215 usuários por mês com algum grau de Transtorno do Espectro Autista (TEA). No local é oferecido atendimento médico, fonoaudiológico e dental. Também há atendimento especializado na assistência social e educação, com pedagogia, neuropsicopedagogia, psicopedagogia clínica, arteterapia, musicoterapia e educação física.

Transformação em Araguaína

Desde 2013 até o final deste ano, Araguaína terá investido em mais de 120 km de calçadas com acessibilidade. Os setores que foram revitalizados e ainda os novos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida também foram entregues com infraestrutura completa e calçadas com rampas.

 
Programação
Dia 21 (quarta-feira)
8h – 7ª Caminhada das Pessoas com Deficiência (Estacionamento da Feirinha).
 
Dia 22 (quinta-feira)
19h – Exposição do Festival Nossa Arte (Auditório Faculdade Dom Orione, Centro).
 
Dia 23 (sexta-feira)
8h30 às 10h30 e 14 às 16h – Passeio da Escola Especial Raios de Luz (Chácara da Maternidade Dom Orione).
 
Dia 24 (sábado)
16h30 – Passeio Ciclístico (Via Lago).
 
Dia 26 (segunda-feira)
8 às 12h e 14 às 18h – Workshop sobre esporte paralímpico, inclusão e deficiências (Auditório Unitpac).
 
Dia 27 (terça-feira)
8h – Palestra “Família e Pessoa com Deficiência: Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas” (Centro de Reabilitação da APAE, setor Manoel Cardoso).
 
Dia 28 (quarta-feira)
8h – Missa de encerramento e confraternização (Igreja São João Batista, bairro São João).