Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Inclusão, essa é a palavra de ordem da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que iniciou na manhã desta quarta-feira, 21, em Palmas/TO. Com atividades que tiram os alunos da sua rotina, oferecendo experiências novas, fora da escola, e que conscientizam para a importância da politização e da inserção das pessoas com deficiência, a programação segue até a próxima semana.  

A abertura da Semana, que é realizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), foi marcada por apresentações culturais e por uma palestra realizada pela gerente de Educação Especial da Pasta, Paola Regina Martins Bruno, sobre o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implantação de políticas públicas”.

A gerente de Educação Especial, Paola Regina, apontou alguns dos pontos centrais das ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. “Ela é uma semana muito importante em nível de conscientização, informação e socialização. Um grande diferencial na vida dessas pessoas é você acreditar, a familiar acreditar, confiar e buscar todas as possibilidades de integração”, ressaltou.

Para a autodefensora da Federação das Apaes do Estado do Tocantins, Charline Zanini, as atividades que ocorrerão nos próximos dias são fundamentais para o processo de inclusão. “Não queremos ser vistos como coitadinhos, mas como pessoas que podem ocupar diferentes espaços. E, participando dessas atividades, sairemos dos espaços onde estamos inseridos e ganharemos visibilidade. Eu sempre digo que os pais não podem esconder seus filhos, eles precisam ser vistos”, defendeu.

Conforme a presidente da Federação da Apae de Palmas, Aparecida Guedes, a inclusão ainda precisa ocorrer dentro e fora da Apae. “Esse é um momento importante para os nossos alunos e para a comunidade, no memento em que os nossos alunos estiverem presente em outros espaços, a população passa a conhecer a realidade deles e, por consequência, cria-se uma relação de amor e respeito”, apontou.

Neste ano, o tema visa refletir o momento atual do país e tem como objetivo conscientizar as pessoas que estão inseridas nesse universo da importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e nos projetos de gestão das Apaes.

A diretora da Apae - Escola Especial Integração de Palmas, Ruth Coelho Dias Cavalcante, destacou a importância do envolvimento das diferentes instâncias na causa das Apaes. “É de extrema importância que os pais, a família e a sociedade como um todo esteja em união em prol do nosso alunado. E, neste ano, estamos levantando a bandeira da integração e da informação”, destacou.

Programação

Ao longo da semana estão previstas as seguintes atividades: quinta-feira, 22 - visita ao Espaço Maria Beach, onde ocorrerão atividades recreativas e de cinema na escola;  sexta-feira, 23 - palestra sobre reorganização neurológica e importância dos pais no tratamento dos filhos, na Apae de Palmas; no sábado, 24 - momento de interação com lanche no McDonald´s, na praça de alimentação do Capim Dourado Shopping; segunda-feira, 26 - gincana folclórica com brincadeiras populares, na Apae de Palmas; terça-feira, 27 - escovação supervisionada realizada pelos alunos de Odontologia da Ulbra, na Apae de Palmas; e, para encerrar, na quarta-feira, 28, o Corpo de Bombeiros realizará atividades lúdicas, no Parque Cesamar.