Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Rodrigo Alves e AI Sertões

Foto: Rodrigo Alves e AI Sertões

Emoção, velocidade, adrenalina, superação, lição de vida, cidadania e 27 anos de história, completados em 2019. Tudo isso faz parte do 'Sertões' e Porto Nacional está nessa vibe desde maio desse ano, quando o prefeito Joaquim Maia foi convidado para estar em São Paulo participando do lançamento oficial do maior Rally das Américas. No retorno, trouxe consigo a bandeira laranja do Sertões para o Tocantins.

Tudo organizado! A Capital da Cultural sediará a 4ª etapa da maior competição Adventure, nominada de Etapa Catedral, no dia 28 de agosto, a partir das 10 horas da manhã, na Avenida Beira Rio, na Orla da cidade. 

Desde então, todo o Executivo Municipal está mobilizado para receber cerca de duas mil pessoas da grande comitiva Sertões, em 24 horas, que vão contagiar o lugar com máquinas possantes, velozes e de alta tecnologia. Os corredores, cobertos de poeira e cheios de garra, emocionam-se com a corrida, e também com a acolhida que recebem.

Os empresários, comerciantes, ambulantes e toda a comunidade portuense estão convidados a participar e prestigiar esse dia único que ficará marcado na história de Porto Nacional e do Sertões.

Desde o mês de maio, alguns hotéis da cidade já estavam com as reservas de quartos indisponíveis, para o dia do evento. Nestas últimas semanas, as hospedagens chegaram à lotação máxima, na rede hoteleira da cidade.

Restaurantes, hamburguerias, brigadeirias, supermercados, postos de combustíveis, conveniências, farmácias, distribuidoras de bebidas, oficinas mecânicas, autopeças, e outros estabelecimentos estão sendo reabastecidos por seus proprietários, para atender a grande demanda prevista para os dias 28 e 29 de agosto com a passagem do Sertões.

A Câmara de Dirigentes Logistas de Porto Nacional (CDL) junto com a Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agroindustrial (ACISA-PN) e o SEBRAE, estão mobilizando toda a classe empresarial do Município.

Fomentar a geração de renda para os empresários locais, do pequeno ao grande empreendedor, potencializando suas atividades e o retorno financeiro; receber, de maneira adequada, os visitantes, turistas e a comunidade; e a valorização dos negócios e serviços ofertados ao público. Estas são algumas das questões que vem sendo trabalhadas por essas instituições, com a grande colaboração da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo.

O escritório regional do SEBRAE em Porto Nacional está ofertando cursos de capacitação para a classe empresarial, comerciantes e ambulantes, para estarem recepcionando e vendendo seus produtos, ao público que prestigiará a chegada do Rally. Desde o dia 19 de agosto já foram oferecidos três cursos: Oficina de Boas Práticas, Oficina de Gastronomia, e Palestra sobre Atendimento ao Cliente. Todos estão sendo ministrados na Sala de Capacitação do SEBRAE. Nesta quinta-feira, 22, terá a “Oficina de Finanças”, a partir das 19h.

O prefeito Joaquim Maia tem provocado a classe empresarial do município, para a realização de importantes negócios e para ser "vitrine" para o mundo. “Vamos mostrar que temos um potencial de excelência. Porto Nacional tem empreendedores respeitosos, que cada vez mais tem se destacado com produtos de qualidade, em oportunidades ímpares, como no Concurso Sertões do Prato Típico”, destacou o Prefeito.

A ganhadora do Concurso foi a cozinheira, Lucinha Nascimento, que apresentou o prato "Canoinha da Terra", feito com banana da terra, carnel de sol, creme bechamel e mais um creme feito com a própria banana. A estética do prato remete à história do canoeiro portuense, Félix Camoa.

Lucinha Nascimento é servidora pública e trabalha como auxiliar de sala, na Rede Municipal de Ensino.

A maratona começa aqui

A partir da 4ª etapa – Catedral, o roteiro da prova mostra um Sertões com um nível de dificuldade bem alto, graças às “Especiais” mais longas, deslocamentos complexos e uma etapa “Maratona”, em São Félix – Jalapão, onde os ficarão 36 horas sem apoio técnico.

Cerca de 5 mil pessoas estarão consumindo produtos e serviços disponíveis no município, por um dia. É o momento de preparação para cruzar o “Ouro do Tocantins”.

A largada do Sertões acontece neste 24 de agosto, sábado, em Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul. O evento faz parte da comemoração dos 120 anos de fundação da capital.

O roteiro da prova este ano prevê oito etapas e mais de 2.860 km de “especiais” cronometradas. No total, a caravana Sertões vai percorrer 4.900 km até a chegada, no dia 1º de setembro, no Beach Park, em Aquiraz, no Estado do Ceará.