Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

(E/D) Presidente da Adapec, Alberto Mendes, empresário Gilmar Gonçalves e o secretário da Seagro, César Halum

(E/D) Presidente da Adapec, Alberto Mendes, empresário Gilmar Gonçalves e o secretário da Seagro, César Halum Foto: Divulgação/Adapec

Foto: Divulgação/Adapec (E/D) Presidente da Adapec, Alberto Mendes, empresário Gilmar Gonçalves e o secretário da Seagro, César Halum (E/D) Presidente da Adapec, Alberto Mendes, empresário Gilmar Gonçalves e o secretário da Seagro, César Halum

A partir de agora, os piscicultores tocantinenses poderão emitir a Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA) via internet, de qualquer localidade que estiver, a novidade foi anunciada pelo presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, nesta segunda-feira, 26, durante o evento de lançamento do 1° Projeto de Criação de Tilápias em Tanques Rede no lago Luís Eduardo Magalhães, que ocorreu no Parque Aquícola Brejinho II, no município de Brejinho de Nazaré.

Para ter acesso ao Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato), o criador de peixe deverá procurar a Adapec para fazer o cadastro e obter login e senha, bem como inserir o saldo para utilizar quando for emitir a guia. Depois, basta acessar o site adapec.to.gov.br e clicar na aba “Produtor online”. Para movimentação da espécie, além da e-GTA, o piscicultor precisa estar com a documentação sanitária atualizada, conforme é exigido na legislação.

O serviço, que já é disponibilizado aos produtores rurais de bovinos e bubalinos, foi estendido para piscicultura. "Estamos cumprindo o compromisso de desburocratizar e facilitar as atividades também na piscicultura, que está em crescimento e precisa da nossa colaboração para se fortalecer ainda mais" disse Alberto Mendes acrescentando que a Agência está trabalhando para expandir o sistema e atender todas as áreas com agilidade e eficiência. Mais informações poderão ser obtidas pelo 0800 63 11 22.