Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada estadual Claudia Lelis (PV), informou nesta terça-feira, 27, que está destinando o valor de R$ 100 mil em emendas parlamentares para combate as queimadas na Serra do Carmo, na região de distrito de Taquaruçu, em Palmas. Os recursos serão disponibilizados para a Defesa Civil do Tocantins para contratação imediata de brigadistas. 

“É preciso a união urgente de esforços e para isso estou destinando recursos das minhas emendas para combater os focos de queimadas na Serra do Carmo que estão destruindo a vegetação, colocando em risco a segurança de motoristas na estrada que liga Palmas à Taquarucu, e deixando um rastro de destruição por onde passa”, argumentou a deputada.

A deputada também apresentou Projeto de Lei para que o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, institua anualmente em parceria com os municípios Tocantinenses, no mês de junho, nas escolas rurais do Estado, a semana de Conscientização sobre Queimadas. “Acredito que a educação ambiental, aliada a prevenção, e com ações efetivas de combate aos focos de incêndio podem reduzir os índices de queimadas em nosso Estado”, defendeu Lelis.

Claudia pede que o Governo Federal reveja política ambiental. “Eu já venho há muitos anos defendendo que o mercado externo só irá adquirir produtos com certificação ambiental, não tem outro caminho, não existe outra forma de se fazer negócios”, defendeu Lelis durante a sessão. 

A deputada fez questão de ressaltar que a Europa já vem fazendo isso há muitos anos, e o Brasil tem construído essa credibilidade lá fora há quase 35 anos, com muito trabalho e muita luta. “Porque para ter credibilidade no mercado internacional você precisa fazer certo, fazer com que os países importadores percebam que está fazendo o certo. É um conjunto de fatores, e quem mexe com exportação de produtos brasileiros sabe bem do que estou falando, o produtor rural brasileiro já sabe disso. O mercado externo valoriza hoje quem está preocupado com a questão ambiental”, defendeu a parlamentar pevista.

“Como deputada do partido verde, mas principalmente como cidadã Tocantinense e brasileira, torço para que o Governo Federal, através do ministério do meio ambiente, reveja sua forma de fazer política ambiental”, completou Claudia.