Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação/Ascom PMTO

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizou nessa segunda-feira, 26, a captura de um tamanduá bandeira (Nome Científico: Myrmecophaga Tridactyla), em um dos blocos da sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), localizado na região norte da capital.

Funcionários do órgão acionaram a PM depois de encontrarem o animal. Ele estava assustado e aparentemente não apresentava ferimentos. Os militares do BPMA foram ao local e constataram o fato. Uma equipe do Corpo de Bombeiros também compareceu ao órgão e auxiliou na captura do tamanduá.

As equipes realizaram a captura do animal silvestre com total segurança para o animal e para os servidores do Detran. Os militares verificaram que o tamanduá não apresentava sinais de ferimentos. O bicho foi solto posteriormente em uma área segura no Parque do Lajeado, em Palmas.

O animal possivelmente entrou no órgão para fugir das queimadas segundo informações da PMA. 

Ações

Governo está com equipes do Corpo de Bombeiros Militar, da brigada do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) nos Parques Estaduais, do Prevfogo, Ibama nas áreas indígenas e brigadas Municipais (capacitadas pela Defesa Civil Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar) em 64 municípios tocantinenses. Somente pelo Corpo de Bombeiros Militar já foram combatidos mais de 800 incêndios.

O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), caminhões ABTF para combate a incêndios florestais, sopradores, bombas costais e abafadores, entre diversos outros equipamentos, estão dando apoio nas ações.

Dicas ao encontrar um animal silvestre

A PM informa que, ao se deparar com um animal silvestre em residência ou local de trabalho, deve-se procurar manter a calma, pois, provavelmente ele está assustado que o ser humano. Jamais deve-se aproximar ou tocar, por mais atraente e dócil que pareça.  

A PM recomenda que se entre em contato através do serviço de emergência (190) ou pelo telefone fixo. 

Animais silvestres costumam aparecer em áreas urbanas com mais frequência durante quase todo o ano. O fenômeno é resultado das queimadas e dos desmatamentos em vários pontos do cerrado tocantinense. As equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) estão devidamente preparadas para atuarem nestas situações.