Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Brasil conquistou 17 medalhas nos Jogos Mundiais de Transplantados, uma espécie de Olimpíada, que aconteceu em Newcastle, na Inglaterra, na semana passada.

O tocantinense Aderson Carvalho Barros conquistou a medalha de bronze nos 800 metros e também alcançou dois quarto lugares nos 400 e 200 metros, além do sétimo lugar nos cinco quilômetros e nos 1.500 metros. 

Anderson é artista plástico, nascido no Tocantins, 43 anos e foi transplantado pela equipe da Fundação Pró-Rim, no Hospital Municipal São José, em Joinville (SC), em 2017. Ele conta que tudo começou com a corrida de rua promovida pela Fundação Pró-Rim no final de 2017, poucos meses depois de ter sido transplantado.

A partir daí, gostou de correr e após curto período de treinamento decidiu participar da competição na Argentina, nos IX Jogos Latino-Americanos para Transplantados, na cidade de Salta, onde conquistou cinco medalhas, sendo uma de ouro. O atleta ainda garante que nos próximos dias voltará aos treinamentos, focado na principal competição brasileira, em novembro.