Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Escola é conveniada com a rede estadual de ensino

Escola é conveniada com a rede estadual de ensino Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Escola é conveniada com a rede estadual de ensino Escola é conveniada com a rede estadual de ensino

O Educandário Evangélico Ebenézer, unidade de ensino de Gurupi, conveniada com a rede estadual, está entre as 20 escolas de ensino fundamental com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Pelo desempenho, a instituição será homenageada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira, 4, em Brasília.

A solenidade será realizada na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a participação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e dos representantes das demais unidades escolares que se destacaram no Ideb de 2017.

A escola tocantinense será representada pela diretora, Márcia Maria Francisca Ponce dos Reis, e as estudantes destaque do 9º ano do ensino fundamental, Bruna Aguiar, Daniele Fernandes e Nicole Domingos. O Ideb da escola foi de 7,6 no 5º ano e de 7,3 no 9º ano.

Para a gestora do Ebenézer, estar entre as 20 escolas destaque no Ideb é o resultado de muitos anos de dedicação da equipe escolar. “A cada ano, trabalhamos para estar em constante evolução, o que reflete no Ideb, mas realmente não imaginávamos que isso significaria estar entre as melhores do país. Meu sentimento e de toda a nossa comunidade escolar é de muita alegria pelo reconhecimento”, relatou. 

O Ideb é divulgado a cada dois anos e reúne dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e de médias de desempenho nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil. O índice agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações, feitas pelo MEC em larga escala, a possibilidade de resultados que ajudem a traçar metas de qualidade educacional.