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Usuários só são informados de problema com Dpvat quando vão ao órgão buscar CRLV

Usuários só são informados de problema com Dpvat quando vão ao órgão buscar CRLV Foto: Felix Carneiro

Foto: Felix Carneiro Usuários só são informados de problema com Dpvat quando vão ao órgão buscar CRLV Usuários só são informados de problema com Dpvat quando vão ao órgão buscar CRLV

Usuários do Detran Tocantins têm relatado um problema recorrente, principalmente com quem imprimiu e pagou o boleto do Seguro Dpvat e Licenciamento Anual de Veículo entre os meses de dezembro de 2018 e janeiro deste ano. O que tem ocorrido é que mesmo com o pagamento realizado há bastante tempo, os usuários surpreendem-se quando vão retirar os documentos no Detran, com a informação de que o pagamento não consta no sistema.

A dor de cabeça é maior ainda porque, em geral, o contribuinte só é informado de que o pagamento efetuado no início do ano ainda não consta no sistema quando vão até o órgão para retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Em alguns casos, nem mesmo a apresentação do comprovante do pagamento é suficiente para que o Detran libere o documento, lesando o contribuinte duplamente.

Quem tem passado por esta situação é a advogada Stella Márcia de Araújo, que fez o pagamento do seguro Dpvat ainda em dezembro do ano passado. Quando foi ao Detran para buscar o CRLV, Stella foi informada de que o pagamento estava pendente. Mesmo com comprovante de pagamento em mãos, Stella saiu do atendimento sem documento e foi orientada a abrir um chamado junto à Seguradora Líder, operadora do seguro Dpvat em todo o País.

“Eu fiz como disseram, abri o chamado no site da Líder, mas até o momento o pagamento consta como aberto. E eu paguei o seguro, tenho o comprovante”, diz a advogada que relata também sentir-se lesada pelo erro do Detran e seguradora. “Estou sem documento do veículo regular durante todo este ano devido a um erro que não fui eu que cometi. Quem vai resolver essa situação”, questiona Stella.

Quem passou a mesma situação foi o faturista Victor Afonso Matos, com o agravante de que, em seu caso, Victor perdeu o comprovante de pagamento ao longo do ano. “Paguei meu documento em janeiro, porém paguei um dos boletos na casa lotérica e o outro via aplicativo de um banco. Quando fui retirar meu CRLV me deparei com a notícia de que não havia sido dada a baixa e que teria que pagar novamente porque não tinha mais o comprovante”, relata o faturista.

Victor diz ainda que uma servidora que o atendeu teria informado que o problema estaria acontecendo com todos os usuários que fizeram pagamento no mês de janeiro deste ano. “Eu soube quando fui retirar [o documento] e a própria me disse que em janeiro, devido a uma grave que estava ocorrendo, alguns pagamentos não foram baixados, e que eu precisaria dos comprovantes, caso contrário teria que pagar novamente”, relata com revolta.

Um outro usuário que pediu para não ser identificado relatou à reportagem que passou pelo mesmo problema. O boleto do seguro Dpvat foi pago em abril, mas ao dirigir-se ao Detran para obter o CRLV, o usuário deparou-se com a mesma situação: o pagamento não constava no sistema. Ele foi orientado a procurar o diretor de operações Thiago Formiga para resolver o problema. "Ele se recusou a me atender porque disse que o horário de atendimento já havia acabado, mesmo sendo 17h30 da tarde. E disse ainda que o problema não era com ele, que eu teria que procurar a Seguradora Líder para resolver o problema", desabafou.

A reportagem do Conexão Tocantins questionou tanto o Detran Tocantins quanto a Seguradora Líder a respeito da falha de ambos. Aguardamos resposta sobre o que causou esse problema e por que não foi resolvido até o momento, já que se trata de uma falha que ocorreu ainda no mês de janeiro.

A reportagem também aguarda informações sobre como Detran e Líder pretendem solucionar o problema sem lesar ainda mais o contribuinte que já foi prejudicado devido a uma falha das duas entidades.