Usuários do Detran Tocantins têm relatado um problema recorrente, principalmente com quem imprimiu e pagou o boleto do Seguro Dpvat e Licenciamento Anual de Veículo entre os meses de dezembro de 2018 e janeiro deste ano. O que tem ocorrido é que mesmo com o pagamento realizado há bastante tempo, os usuários surpreendem-se quando vão retirar os documentos no Detran, com a informação de que o pagamento não consta no sistema.
A dor de cabeça é maior ainda porque, em geral, o contribuinte só é informado de que o pagamento efetuado no início do ano ainda não consta no sistema quando vão até o órgão para retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Em alguns casos, nem mesmo a apresentação do comprovante do pagamento é suficiente para que o Detran libere o documento, lesando o contribuinte duplamente.
Quem tem passado por esta situação é a advogada Stella Márcia de Araújo, que fez o pagamento do seguro Dpvat ainda em dezembro do ano passado. Quando foi ao Detran para buscar o CRLV, Stella foi informada de que o pagamento estava pendente. Mesmo com comprovante de pagamento em mãos, Stella saiu do atendimento sem documento e foi orientada a abrir um chamado junto à Seguradora Líder, operadora do seguro Dpvat em todo o País.
“Eu fiz como disseram, abri o chamado no site da Líder, mas até o momento o pagamento consta como aberto. E eu paguei o seguro, tenho o comprovante”, diz a advogada que relata também sentir-se lesada pelo erro do Detran e seguradora. “Estou sem documento do veículo regular durante todo este ano devido a um erro que não fui eu que cometi. Quem vai resolver essa situação”, questiona Stella.
Quem passou a mesma situação foi o faturista Victor Afonso Matos, com o agravante de que, em seu caso, Victor perdeu o comprovante de pagamento ao longo do ano. “Paguei meu documento em janeiro, porém paguei um dos boletos na casa lotérica e o outro via aplicativo de um banco. Quando fui retirar meu CRLV me deparei com a notícia de que não havia sido dada a baixa e que teria que pagar novamente porque não tinha mais o comprovante”, relata o faturista.
Victor diz ainda que uma servidora que o atendeu teria informado que o problema estaria acontecendo com todos os usuários que fizeram pagamento no mês de janeiro deste ano. “Eu soube quando fui retirar [o documento] e a própria me disse que em janeiro, devido a uma grave que estava ocorrendo, alguns pagamentos não foram baixados, e que eu precisaria dos comprovantes, caso contrário teria que pagar novamente”, relata com revolta.
Um outro usuário que pediu para não ser identificado relatou à reportagem que passou pelo mesmo problema. O boleto do seguro Dpvat foi pago em abril, mas ao dirigir-se ao Detran para obter o CRLV, o usuário deparou-se com a mesma situação: o pagamento não constava no sistema. Ele foi orientado a procurar o diretor de operações Thiago Formiga para resolver o problema. "Ele se recusou a me atender porque disse que o horário de atendimento já havia acabado, mesmo sendo 17h30 da tarde. E disse ainda que o problema não era com ele, que eu teria que procurar a Seguradora Líder para resolver o problema", desabafou.
A reportagem do Conexão Tocantins questionou tanto o Detran Tocantins quanto a Seguradora Líder a respeito da falha de ambos. Aguardamos resposta sobre o que causou esse problema e por que não foi resolvido até o momento, já que se trata de uma falha que ocorreu ainda no mês de janeiro.
A reportagem também aguarda informações sobre como Detran e Líder pretendem solucionar o problema sem lesar ainda mais o contribuinte que já foi prejudicado devido a uma falha das duas entidades.