“O Grande Veleiro”, a exposição de arte contemporânea itinerante sobre a vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989) segue aberta à visitação pública gratuita no hall do Centro de Atividades Sesc Palmas, que fica na 502 Norte. De cunho também educativo, a exposição convida o público a interagir com os diversos elementos que constituem a vida e a obra poética do artista, por meio de estações sensoriais. Com visitação gratuita a exposição segue até o dia 30 de setembro.
Com curadoria pedagógica do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, a exposição itinerante “O Grande Veleiro” apresenta, de modo educativo e interativo, a vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário por meio de módulos que formados, cada um, por núcleos autoportantes com duas ou três peças de 2,40mx3m.
Dividida em módulos autoportantes, a mostra apresenta Correntes Marítimas do Conhecimento, Mapa da Passagem de Bispo pela Terra, Lounge de Leitura, exibição do filme O Prisioneiro da Passagem e Espaço do Brincar com a Caixa dos Escolhidos.
O Grande Veleiro tem como objetivo complementar o programa pedagógico a que se propõem o projeto Caixa dos Escolhidos, material educativo em formato de caixa de conhecimento, que utiliza os jogos como estratégia de educação para a formação cultural. Tendo como eixo principal a vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, a exposição contribui de forma lúdica com a contextualização de suas singularidades, possibilitando um espaço para o desenvolvimento de atividades educativas e recreativas interdisciplinares, atuando entre literatura, música, arte popular, história, história da arte, ciências e pedagogia.
O público-alvo são crianças, jovens e adultos que frequentam os espaços do Sesc em diversas localidades do Brasil; professores, pedagogos e demais profissionais de arte-educação de escolas e unidades do Sesc e de escolas visitantes e a comunidade destes espaços.
Arthur Bispo do Rosário
Consta, no registro da Marinha de Guerra do Brasil, de 1929, o nascimento de Bispo do Rosário no dia 14 de maio de 1909, em Minas Gerais. Os pais: Adriano Bispo do Rosário e Blandina Francisca de Jesus. Na ficha de empregado da Light, onde Bispo trabalhou, está anotada a data de 16 de março de 1911, a naturalidade em Sergipe e a mesma filiação. No registro na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, em Japaratuba, consta o batismo de uma criança de três meses, nomeada Arthur, no dia 5 de outubro de 1909. Os pais: Claudino Bispo do Rosário e Blandina Francisca de Jesus. (Fonte e mais sobre o artista em http://museubispodorosario.com/bispo/obra-vida/).