Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Projeto Arte ao Cubo está com mais uma exposição artística e, desta vez, o artista baiano Timóteo Lopes traz para Palmas a arte da xilogravura de rua com a exposição “Retratos do Invisível”.

A exposição reúne uma série de retratos feitos a partir das técnicas de xilografia e colagem. Para além do uso tradicional da técnica, o conjunto das obras convida o público a refletir sobre a invisibilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo da exposição é promover a conscientização da sociedade quanto a sua cultura identitária, memória, direitos e respeito às diversidades.

A abertura da exposição será no dia 31 de agosto, às 18h30, na Praça externa do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte) e contará com a participação do artista para um bate-papo. A exposição é gratuita e ficará aberta para visitação até o dia 31 de outubro.

Sobre o artista

Natural de Salvador (BA), Timóteo Lucas Lopes Brandão é um artista plástico, graduado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, e idealizador do Atelier Baluarte onde, junto a outros artistas parceiros, promove cursos particulares de artes gráficas. Timóteo também desenvolve pesquisas na área de artes visuais, explorando materiais diversos e técnicas tradicionais como a pintura, desenho, gravura, fotografia e intervenções urbanas, para a construção de seu trabalho. Em suas obras mais atuais, o artista trabalha com impressões xilográficas em grandes e médios formatos, representando tanto elementos da natureza quanto retratos de pessoas anônimas.

Sobre a técnica

A xilografia é uma técnica artística de origem chinesa, que consiste em gravar, ou talhar em madeira alguma imagem e utilizá-la como matriz para reproduzir essa mesma imagem em outra superfície, como por exemplo o papel, utilizando tinta. O resultado dessa aplicação é conhecido como xilogravura.

Para além da China, essa técnica se espalhou ao redor do mundo e se tornou bastante conhecida aqui no Brasil devido as ilustrações da literatura de cordel. Atualmente, essa técnica é um dos símbolos da cultura brasileira nordestina.

Arte ao Cubo

O Arte ao Cubo é um projeto que tem como espaço de exposição a praça externa do Centro de Atividades Sesc Palmas, composto por três cubos, medindo 2,5 metros cada face. Esse espaço pode ser utilizado de forma parcial ou total, ou seja, os cubos, o muro e a grama. As visitações acontecem de forma espontânea ou mediadas para grupos organizados dependendo dos agendamentos.