Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

No mês de agosto, a pesquisa que mede Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) em Palmas/TO chegou ao patamar de 125 pontos, ou seja, uma variação negativa comparada a julho de -1,3%. Porém o cenário se torna positivo quando comparado ao mesmo período de 2018, onde houve uma variação positiva de 11,9%. A pesquisa é feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

120 empresários são ouvidos todos os meses para serem avaliados pontos como: a economia, o setor de comércio e as suas próprias empresas, além da percepção que os empresários têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo.

Desde março, quando o ICEC registrou sua maior alta no ano, a pesquisa vem revelando quedas consecutivas. Mas a perspectiva não é tão negativa assim, conforme a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso: “O índice geral continua acima do limite da zona favorável que é de 100 pontos, além disso, mesmo com as quedas, os dados mostram que a confiança está mais alta este ano se comparado ao ano passado”.

Dentro os itens relacionados as condições atuais, 51,2% consideram que há evolução na economia, 54,3% entendem que o setor sentiu uma melhora e 65,1% dizem que sua empresa também apresentou melhorias. Já com relação a expectativa, os entrevistados foram bastante otimistas. Cerca de 92% esperam melhorias na economia, 94,7% melhoras no comércio e 96,1% em sua empresa

Com relação a contratação de funcionários, a maioria, 72,9% dos empresários, disseram que irão aumentar o número de colaboradores (muito ou pouco) e que o nível de seu estoque está adequado (67%). 47,4% afirmaram que farão um investimento em sua empresa um pouco maior em agosto.