Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Regiane Rocha

Com o objetivo de mostrar os talentos tocantinenses e a riqueza dos ingredientes locais, a Cozinha Show desse domingo, 8, ficou sob o comando da chef Ruth Almeida e o regionalismo esteve presente nos pratos tipicamente tocantinenses. Os chefs Josué Amorim e Roberta Ribeiro também trouxeram inovações nos pratos que já são populares por todos que apreciam a culinária local.

Inspirada na gastronomia regional, a chef Roberta Ribeiro preparou uma salada de feijão verde, chambari e banana da terra, e para dar um diferencial com toque especial ao prato foi acrescentada a flor borboleta azul. Trata-se de uma salada rústica e serve exatamente para dias mais quentes por se tratar de um prato refrescante.

Durante a preparação do prato escolhido, ela ressaltou a importância da utilização dos ingredientes locais. “Assim como nossos compositores e poetas buscam inspiração na nossa cultura, a gastronomia se inspira nos ingredientes regionais, porque gastronomia também é cultura e fazemos cultura.”

“A receita que fiz é bastante simples e pode agradar a todos. Foi um enorme prazer estar aqui hoje. Já trabalho como jurada do Festival há cinco anos e para mim é uma grande emoção e alegria poder contribuir para nossa gastronomia que é maravilhosa”, conclui.

Participante da Cozinha Show, Maria José Lima, que já foi aluna da chef Roberta Ribeiro, aproveitou o momento para ouvir as dicas sobre a culinária. “É sempre bom ter mais conhecimento. Eu já fiz esse prato, não é um prato difícil de fazer, mas é necessário ter bastante atenção. É um prato delicioso e barato”, avalia.

Seguindo a programação, o chef Josué Amorim ensinou o público a preparar o ragu de costela com macarrão talharim, encerrando com chave de ouro a programação da Cozinha Show.

“A gastronomia é uma paixão e eu sempre digo que o meu objetivo é popularizar a comida de boa qualidade para todas as pessoas. Como participante competidor do programa MasterChef vejo isso como algo positivo em relação à gastronomia do nosso Estado. Estou estudando bastante.”

“Foi realmente uma honra poder ter encerrado umas das programações do Festival, sou muito grato pelo reconhecimento e não tenho palavras para agradecer”, conclui.