Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

De 11 a 15 de setembro, Palmas será sede da fase regional dos Jogos Escolares da Juventude 2019 com competidores vindos dos demais Estados da região Norte, além do Distrito Federal e do Mato Grosso. E devido ao grande fluxo de pessoas na Capital, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está realizando uma série de ações para prevenir e minimizar riscos de lesões ou doenças, além de dar segurança aos participantes, espectadores, trabalhadores e residentes e, ainda, proporcionar assistência de urgência eficaz, em casos de agravos à saúde durante o evento.

Antecedendo aos jogos, a Semus construiu um plano operativo para eventos de massa, que inclui um alerta às delegações sobre a situação vacinal, por causa da situação de sarampo no País; vacinação dos profissionais que trabalham nos 17 hotéis onde as delegações estarão hospedadas, dos profissionais de saúde que atuarão nos jogos, aeroportuários; trabalho junto aos Centros de Saúde da Comunidade e escolas onde ocorrerão os jogos; reuniões com os profissionais da rede de atendimento público e privado, com a rede de apoio laboratorial visando o diagnóstico oportuno, com a vigilância epidemiológica do município e estadual, com a Anvisa com atualização do plano de contingência no aeroporto, com as equipes de saúde do trabalhador  e ambiental; entre outros.

Para os jogos foi ativado o Centro Integrado de Operações conjuntas (Ciocs) que fará o monitoramento das ações. “Durante a realização dos jogos, o monitoramento será constante e caso haja alguma emergência em saúde pública, a primeira conduta é fazer uma análise de risco e identificar quais medidas de gerenciamento são prioritárias, articulando a Rede de Atenção à Saúde, de urgência e emergência e inclusive laboratorial, para garantia do acesso da população envolvida no evento de massa nos planos de emergência e contingência”, ressalta a coordenadora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros.

“Nos locais de realização dos jogos, haverá um técnico de enfermagem e um enfermeiro para realizar atendimentos. Três ambulâncias serão disponibilizadas exclusivamente para o evento e haverá um sistema de comunicação próprio para realizar as chamadas que forem necessárias, além disso, as Upas terão reforço de funcionários em seus plantões”, complementa a coordenadora de Urgência e Emergência da Semus, Adriana Borges.

Os Jogos

Os Jogos Escolares da Juventude já se consolidaram como a competição mais importante do calendário esportivo estudantil do País. Criados em 2005, fruto de uma parceria entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB), Ministério do Esporte e Grupo Globo, celebram a união entre esporte, cultura e educação, elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma nação. Os jogos têm por finalidade aumentar a participação de atividades esportivas em todas as instituições de ensino públicas e privadas do território nacional, e promover a ampla mobilização da juventude estudantil brasileira em torno do esporte.

Os Jogos Escolares da Juventude 2019 são uma realização do COB em parceria com o Ministério do Esporte e o Grupo Globo sendo realizada somente nas etapas regionais e etapa nacional. Palmas foi a escolhida para ser a cidade sede da Regional Verde, que receberá atletas dos estados de toda a região Norte, do Distrito Federal e do Mato Grosso.