Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A população apta a se imunizar com a segunda dose (D2) contra a Covid-19 das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, em Palmas, já pode realizar o agendamento prévio de aplicação na plataforma on-line da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). 

Neste sábado, 19, a Semus administra o imunizante na Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Junior, na Arso 41 (403 Sul); na USF Jose Luiz Otaviani, na Arno 33 (307 Norte); USF Satilo Alves, na Arso 111 (1103 Sul); e na USF Laurides Milhomem, no Jardim Aureny III.

A Semus orienta a todas as pessoas que receberam a primeira dose (D1) da CoronaVac e AstraZeneca, e que estão no prazo estabelecido nos cartões de vacina, devem tomar a D2.

A diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Marta Malheiros, explica que a imunização só está garantida com o esquema completo de vacinação, ou seja, com as duas doses aplicadas. “Os imunobiológicos têm eficácia e segurança comprovada, os usuários não precisam ter receio de receber suas vacinas, seja de primeira ou segunda dose”, ressaltou ela.

Em Palmas, de acordo com o boletim epidemiológico de quinta, 17, foram administradas 89.655 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo que 70.123 pessoas tomaram a primeira dose, e 19.532 a segunda.

Segundo a área técnica, com o prazo da segunda dose AstraZeneca começando neste mês de junho, as aplicações, na Capital, vão crescer pois o intervalo mínimo da vacina é de 80 dias, enquanto da CoronaVac é de 21 dias.

Para receber a D2, o usuário deve apresentar o cartão de vacinação e documento de identidade. Caso o cidadão não tenha acesso à internet para fazer o agendamento, pode procurar um ponto de vacinação mais próximo para ser imunizado. (Secom Palmas)