Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

O handebol feminino é uma das modalidades que serão disputadas nesta etapa da competição

O handebol feminino é uma das modalidades que serão disputadas nesta etapa da competição Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira O handebol feminino é uma das modalidades que serão disputadas nesta etapa da competição O handebol feminino é uma das modalidades que serão disputadas nesta etapa da competição

Começa nesta quarta-feira, 11, a etapa regional verde dos Jogos Escolares da Juventude. Esta é a primeira vez que Palmas recebe uma etapa da maior competição interescolar do Brasil. Até o próximo domingo, 15, equipes de todos os estados da região Norte, do Mato Grosso e do Distrito Federal entrarão em quadra para disputar partidas de Basquetebol, Handebol, Futsal e Voleibol.

Ao todo, a delegação do Tocantins conta com 170 membros, entre atletas, professores e comissão técnica. As 15 unidades de ensino, de Palmas e do interior, que terão equipes representadas na competição, se apresentarão para os Jogos a partir desta quarta-feira.

Clay Marinângelo Miranda Rios é o chefe da delegação tocantinense e destacou que a expectativa para esta etapa dos Jogos é grande. “Temos um grupo de atletas que se dedicou durante todo o ano nos treinamentos e na disputa dos Jets [Jogos Estudantis do Tocantins] para chegar até esta etapa. Tenho certeza que todos farão o seu melhor na busca de uma vaga na fase nacional”, disse.

Os vencedores desta etapa dos Jogos Escolares da Juventude se juntarão aos atletas das modalidades individuais que já se classificaram para a etapa nacional da competição. Mas, muito além do lado desportivo e competitivo, o desporto escolar é uma ferramenta de inclusão e de incentivo à prática esportiva.

“Quando falamos de esporte nas escolas, temos que ter em mente sempre o lado pedagógico, de ensinar nossos estudantes-atletas sobre o respeito, a disciplina e a honestidade, que são elementos fundamentais tanto para a prática esportiva, quanto para a vida”, completou Clay.

Preparativos

Entre as equipes que disputarão a etapa verde dos Jogos Escolares da Juventude, o time de handebol masculino do Centro de Ensino Médio Tiradentes tem se preparado desde as finais estaduais dos Jets. Com treinos nos contraturnos das aulas, a expectativa da equipe é conseguir um bom resultado frente aos times que virão ao Tocantins.

“Nós temos nos dedicado muito, tanto para as finais dos Jets como para esta fase dos Jogos Escolares. Temos uma equipe boa e que vai competir para buscar uma vaga na fase nacional da competição. Os alunos, como sempre, muito dedicados e focados nos melhores resultados”, salientou o técnico da equipe, Juracy Junior.

Capitão da equipe, Lucas Santos destacou a dedicação de todos na busca pelo resultado positivo nos Jogos. “Nós temos treinado bastante e a expectativa é jogarmos bem para sermos campeões e nos classificarmos”, frisou.

Delegação

Fazem parte da delegação do Tocantins as seguintes escolas:

1. Futsal Masculino – 12 a 14 Anos – Esc. Est. Justino de Almeida

2. Futsal Feminino – 12 a 14 Anos – Esc. Est. Indígena Mâtik

3. Futsal Masculino – 15 a 17 Anos – Colégio Santa Cruz

4. Futsal Feminino – 15 a 17 Anos – Col. Est. Raimundo Neiva de Carvalho

5. Basquete Masculino – 12 a 14 Anos – Esc. Mun. Anne Frank

6. Basquete Masculino – 15 a 17 Anos – Colégio Dom Orione

7. Basquete Feminino – 12 a 14 Anos – Esc. Mun. Anne Frank

8. Basquete Feminino – 15 a 17 Anos – Instituto Federal do Tocantins – Câmpus Palmas

9. Handebol Masculino – 12 a 14anos – E. E. de Tempo Integral José Alves de Assis

10. Handebol Masculino – 15 a 17 Anos – Cem Tiradentes

11. Handebol Feminino – 12 a 14 Anos – Centro Educacional Frei Antonio

12. Handebol Feminino – 15 a 17 Anos – Colégio Batista de Palmas

13. Voleibol Masculino – 12 a 14 Anos – ducandário Evangélico Ebenezer

14. Voleibol Masculino – 15 a 17anos – Instituto Federal do Tocantins – Câmpus Gurupi

15. Voleibol Feminino – 12 a 14 Anos – Colégio Dom Bosco Premium

16. Voleibol Feminino – 15 a 17 Anos – Colégio Dom Bosco