Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O CineSesc exibe nesta semana o documentário “Hotxuá” (Brasil/2012). A classificação indicativa é livre e as sessões gratuitas acontecem às 19h nos dias 13 e 14, sexta-feira e sábado, respectivamente, em Araguaína e Gurupi. Em Palmas, o filme integrou a programação da Aldeia Jiquitaia no último dia 11. 

Confira a seguir, o resumo do filme, locais, datas e horários de exibição:

“Hotxuá (Brasil/2012) – Os índios Krahô também são conhecidos por outras tribos como “Os Senhores do Cerrado”, a grande floresta de savana brasileira, que eles lutam para preservar e manter intacto. Os Krahôs têm dois caciques, cada um representando um partido. Duas vezes por dia, promovem uma corrida de toras entre os partidos, para garantir o equilíbrio do ambiente. É importante que nenhum deles ganhe sempre e que a competição seja motivo de fortalecimento e união para todos. Três crenças são primordiais na cultura Krahô: a harmonia da natureza, a força das plantas e a celebração à vida. Eles consideram que a natureza se divide entre o partido do sol (wakmiyé) e o partido do úmido (katamiyé) e as duas forças são complementares. Os Krahô acreditam que as plantas foram presentes de Caxekwyj, uma estrela que veio do céu e trouxe as sementes. Depois, a estrela se transformou em moça e ensinou o povo a plantar e comer os frutos da terra. Um dia, um índio chegou à roça e as plantas estavam dançando e elas o ensinaram a festejar. Apesar de toda alegria, a tribo krahô também sofre. Eles temem o cultivo desmedido da soja que promove o desmatamento das áreas no entorno do cerrado onde fica a reserva indígena, destruindo a paisagem sagrada e rica de diversas espécies de animais e plantas nativas. Lamentam o uso de agrotóxicos que envenenam os animais, a terra e as águas e se preocupam com a possível construção de uma barragem que pode alagar os terrenos férteis e acabar com a agricultura deles e da população ribeirinha. Não entendem o motivo da ganância que leva os homens a quererem extrair mais da Terra, exaurindo-a.

O documentário tem a direção de Letícia Sabatella e Gringo Cardia, 1h10 minutos de duração e classificação indicativa livre.

Palmas (Aldeia Jiquitaia) – 11/09 – às 19h

Araguaína e Gurupi – 13 e 14/09 – às 19h.