Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

No Basquete masculino o Tocantins bateu o Amapá

No Basquete masculino o Tocantins bateu o Amapá Foto: Philipe Bastos

Foto: Philipe Bastos No Basquete masculino o Tocantins bateu o Amapá No Basquete masculino o Tocantins bateu o Amapá

O primeiro dia da etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude foi movimentado para as equipes tocantinenses. Os atletas da delegação do Tocantins entraram em quadra nessa quinta-feira, 12, para competir em 13 partidas nas quatro modalidades que fazem parte do programa desta etapa da maior competição interescolar do Brasil.

Entre vitórias e resultados não tão bons quanto se esperava, o saldo deste primeiro dia foi positivo, com equipes determinadas e disputas acirradas. Foi o caso do Handebol feminino 12 a 14 anos. Na quadra da Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, a equipe do Centro Educacional Frei Antônio, de Tocantínia teve um jogo parelho contra a equipe de Rondônia.

Ao final do jogo, as atletas comandadas pelo professor Vanderlino Santos bateram a equipe da Escola Daniel Berg por 18 a 16. “Eu acredito que dentro das circunstâncias, em que elas nunca tinham disputado uma competição dessas, o importante foi vencer e espantar o nervosismo. Agora é descansar para a próxima partida”, destacou o técnico.

Armadora esquerda da equipe, Bianca Coimbra da Silva reforçou o otimismo da equipe após a primeira vitória na competição. “Foi um jogo em que ficamos nervosas no começo, mas conseguimos vencer. Eu espero que a gente consiga a classificação para a fase nacional”, completou.

Basquetebol

No Basquetebol masculino, 15 a 17 anos, o resultado positivo também foi celebrado pelos atletas. Na quadra da Escola Municipal Anísio Teixeira, a equipe do Colégio Dom Orione, de Tocantinópolis venceu o time do Amapá por 48 a 37. “Nosso time jogou muito bem e conseguimos uma vitória importante. Agora nós vamos descansar e pensar na próxima partida”, destacou o atleta Gabriel Macedo.

Futsal

As meninas do Futsal feminino 15 a 17 anos também fizeram bonito na estreia e venceram a equipe do Amapá por 6 a 1. No entanto, o time da Escola Estadual Raimundo Neiva de Carvalho, de Palmeiras do Tocantins, acabou derrotada no segundo jogo, contra a equipe do Acre. O time ainda disputa vaga nas finais da competição em busca da classificação para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

Regional Verde

Realizada neste ano em Palmas, a Regional Verde dos Jogos Escolares da Juventude engloba os estados da Região Norte do Brasil, mais o Distrito Federal e o Mato Grosso. Esta fase da competição é composta somente por equipes das modalidades coletivas que disputam vagas à fase nacional da maior competição escolar do Brasil, que será realizada em novembro, na cidade de Blumenau – SC. Os atletas das modalidades individuais que venceram os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) já estão classificados para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.