O município de São Salvador, a 440 km de Palmas, sedia nesta sexta e sábado, 13 e 14, o I Fórum de Turismo da Região Sul do Tocantins. O evento, realizado na Pousada Martins, conta com a participação da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). A realização é do Fórum da Ilha do Bananal, com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de São Salvador, Sebrae Tocantins e demais parceiros.
“Este evento é suma importância para o desenvolvimento do turismo na região Sul do Tocantins, que reúne municípios de grande importância econômica e relevante potencial turístico. Estamos levando a contribuição do Governo do Estado para o Fórum, bem como a mensagem de compromisso do governador Mauro Carlesse com o fomento a geração de emprego e renda por meio do turismo, da cultura e da economia criativa”, pontua o presidente da Adetuc, Tom Lyra.
Durante a programação, que teve abertura oficial nesta manhã de sexta, com palestras voltadas às potencialidades da região, desenvolvimento da pesca esportiva e linhas de créditos e serviços financeiros para as regiões turísticas, a gerente de Projetos Estratégicos da Superintendência de Turismo, Mayna Miranda Bezerra, que está representando o presidente da Adetuc, Tom Lyra, vai divulgar a importância da inserção no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur), bem como apresentar o projeto de pesca esportiva em desenvolvimento pela Agência e fazer a entrega das cartilhas do Programa de Regionalização do Turismo e dos Certificado de inclusão no Mapa do Turismo, emitido pelo MTur.
A região Turística Ilha do Bananal é oficialmente integrada pelos municípios de Gurupi, Lagoa da Confusão, Peixe, Sandolândia e São Salvador, que participaram da atualização do Mapa do Turismo Nacional, instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas para o setor. A Adetuc mediou a reestrutura instância de governança da região, que instituiu o Fórum da Ilha do Bananal, uma das exigências para entrar no Mapa.