Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Philipe Bastos

Foto: Philipe Bastos

O último dia da etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude reservou uma classificação do Tocantins à fase nacional da maior competição interescolar do Brasil. Depois de um jogo apertado, a equipe do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) – Campus Palmas – venceu o time de Rondônia e garantiu uma vaga para representar o Estado no Basquetebol feminino, 15 a 17 anos. A fase nacional dos Jogos será realizada em Novembro, na cidade de Blumenau – SC.

Com o resultado, a equipe tocantinense se junta aos atletas que se classificaram para as modalidades individuais nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets).

Em quadra, o jogo foi empolgante do início ao fim, com diversas viradas de placar e os dois times buscando a vitória o tempo todo. Na arquibancada, as duas torcidas procuravam embalar ainda mais suas equipes. No final, o placar marcando 43 x 35 para as tocantinenses foi o start para a festa das vencedoras.

O torneio de basquete feminino, 15 a 17 anos, foi disputado em chave única, com todas as equipes competindo entre si. Ao final, quem tivesse o maior número de pontos era sagrado campeão. Com a vitória na manhã deste domingo, 15, as meninas do IFTO ficaram com a prata e a vaga nos Jogos em Blumenau.

“Tudo o que a gente traçou desde o início desta competição foi nos classificarmos para a nacional, ou no primeiro lugar, ou no segundo lugar. Tudo o que fizemos dentro de quadra foi fruto de muito treinamento. A equipe trabalhou e se empenhou e conseguimos conquistar esse sucesso”, destacou o técnico da equipe, Peri Emerson Silva Cunha.

Com o apito final, a comemoração foi inevitável. As jogadoras festejaram merecidamente o resultado e a classificação. Mesmo atletas que já disputaram etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude não conseguiam esconder a emoção.

É o caso de Beatriz Lucena Ribeiro, ala-armadora e capitã do time. Ela entra em quadra por equipes de Basquete desde a categoria 12 a 14 anos. Mesmo assim, ela celebrou o feito de seu time como se fosse a primeira vez.

“É um segundo lugar, mas é uma classificação que lutamos muito para conquistar. É muita felicidade. Eu acho que a nossa força de vontade prevaleceu, mesmo com os altos e baixo. Esse é o forte de nossa equipe, nossa garra de lutar até o fim”, destacou.

Após quatro dias de disputas acirradas, o IFTO será a única equipe em modalidades coletivas a representar o Tocantins na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Os demais times voltam aos treinamentos já visando uma nova classificação à Regional Verde da competição no ano que vem, vencendo os Jets.

Regional Verde

Realizada neste ano em Palmas, a Regional Verde dos Jogos Escolares da Juventude engloba os estados da Região Norte do Brasil, mais o Distrito Federal e o Mato Grosso. Esta fase da competição é composta somente por equipes das modalidades coletivas que disputam vagas à fase nacional da maior competição escolar do Brasil, que será realizada em novembro, na cidade de Blumenau – SC. Os atletas das modalidades individuais que venceram os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) já estão classificados para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.