Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Na sessão ordinária desta terça-feira, 17, o vereador José do Lago Folha Filho (PSD) usou a tribuna da Câmara de Palmas/TO para rebater as críticas sobre o funcionamento do aterro sanitário da Capital. O local é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e recebe diariamente cerca de 240 toneladas de lixo doméstico.

De acordo com o vereador, ao contrário do que Milton Neris (PP) afirmou na tribuna, a Seisp tem sim atendido ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acordado com o Naturatins, Incra e demais órgãos de monitoramento e fiscalização. "Os trabalhos que a secretaria tem desenvolvido no aterro de Palmas estão sendo acompanhados de perto pelo Ministério Público Estadual (MPE). A população pode ficar tranquila porque aquele espaço não oferece condições que possam agredir ao meio ambiente", ressaltou o parlamentar.

Folha também defendeu que a gestão da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) está cumprindo com todas as obrigações, inclusive com os compromissos firmados junto aos órgãos de controle e fiscalização. “A licença do aterro sanitário é válida até 2021. A gestão da prefeita não recebeu uma multa sequer. A prefeitura está sim cuidando daquele local e atendendo a todas as exigências. O nosso aterro é modelo para os estados da região Norte do Brasil”, destacou.

Manutenção

O vereador Folha também afirmou que o aterro sanitário de Palmas recebe manutenção periódica. O Município, inclusive, já anunciou a implantação de uma sexta célula para depósito de resíduos sólidos. Segundo a prefeitura, as obras já estão em andamento e devem ser concluídas no primeiro semestre de 2020.