Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Léo Barbosa comentou, durante a sessão ordinária desta última terça-feira, 17, na Assembleia Legislativa, sobre o reenquadramento do Estado do Tocantins na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O anúncio oficial foi feito pelo governador Mauro Carlesse (DEM) na  última segunda-feira, 16, no Palácio Araguaia, ao apresentar o resultado do Relatório Geral Fiscal 'do 2º quadrimestre de 2019.

Na ocasião, Léo ressaltou a importância do Estado ter conseguido reduzir o índice atual da receita líquida em gastos com pessoal para de 47,67%, abaixo do limite legal de 49,27%. "A intenção é manter este enxugamento e de chegar no equilíbrio fiscal de até R$ 935 milhões até o mês de dezembro. Isso reflete muito na vida das pessoas, porque o dinheiro sobra e a capacidade de investimento do Estado consequentemente aumenta", destacou.

Léo ressaltou que o plano de recuperação fiscal exige muitos sacrifícios e que o equilíbrio nas contas públicas começam agora a refletir na saúde financeira do estado. "Depois de muitos anos, o pagamento do servidor começa a cair em dia, a partir do próximo mês, além disso, o servidor também tem recebido o seu 13º salário no mês que faz aniversário e isso é resultado do esforço que o governo tem feito para atender as demandas”, comentou Barbosa.

Ainda de acordo com o parlamentar, o enquadramento na LRF só foi possível com o aumento da receita, corte das despesas de custeio e de pessoal. "Não é apenas cortar por cortar, é buscar otimizar a qualidade dos serviços públicos, melhorando a capacidade de investimento, pagando o servidor em dia e isso o governo tem feito", completou.