Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Moradores do Povoado Pedreira, localizado na zona rural de Lajeado/TO, planejam fazer uma manifestação em frente à sede do Naturatins em Palmas nesta quinta-feira, 19. Segundo a vereadora e moradora do povoado, Meire Ângela, que organiza a mobilização, o protesto é para pedir mais atenção do órgão na fiscalização de irregularidades e possíveis crimes ambientais que têm colocado em risco rio e córrego em Lajeado.

São esperadas mais de 100 pessoas. “Nós vamos protestar em frente ao Naturatins e ficar lá até que o presidente saia ou nos receba no gabinete para dialogar. Queremos mais empenho do órgão na fiscalização de crimes ambientais em Lajeado”, disse a vereadora.

A principal queixa dos moradores é quanto a uma barragem que tem sido construída no Córrego do Vão do Ágio em Lajeado. O empreendimento que fica na fazenda Santa Rita, tem licença ambiental, mas o próprio Naturatins informou que o documento não exime os proprietários de cumprirem exigências para preservar o manancial e seu entorno.

Os moradores por outro lado, denunciam que uma obra de ampliação da barragem tem tornado a água do córrego escassa, barrenta e imprópria para o consumo.

Na última terça-feira, 17, a comunidade fez um protesto no local da barragem e flagrou em vídeo máquinas trabalhando. Nas imagens é possível ver uma bomba sugando água da represa, além de maquinário usado na escavação e ampliação do açude. Segundo os moradores, a água é usada para irrigar plantações.

O Naturatins informou que enviou uma equipe de inspetores e fiscais ao local, e que foram processadas imagens de satélites dos últimos dias para avaliar os danos. O órgão não informou o prazo para conclusão do relatório.

Confira o vídeo abaixo.