Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas) e a Prefeitura de Guaraí assinaram na noite dessa quinta-feira, 19, o Plano de Ação da Inclusão Produtiva Urbana e Rural. Os projetos da Inclusão Produtiva devem beneficiar na região mais de 2400 pessoas. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Guaraí.

Os projetos articulam ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária. Entre as ações serão oferecidos cursos interativos online, como inglês, espanhol, estética, preparatórios para o Enem e profissionalizantes; com duração entre 60 e 120 horas/aula.

Segundo a prefeita de Guaraí, Lires Ferneda, a assinatura do termo vai gerar muitos  benefícios para a população da cidade.  “As qualificações vão gerar oportunidades para essas pessoas com a  inclusão  no mercado de trabalho”, enaltece a prefeita. 

Entrega de certificados

Durante o evento em Guaraí,  foram entregues também mais de 60 certificados. Os cursos de cabeleireiro, designer de sobrancelhas e artesanato teve uma carga horária de 40 horas. 

Para o secretário da Setas, Messias Araújo, a inclusão produtiva rural e urbana vem transformando muitas vidas de norte a sul do Tocantins. “De maio até agora foram mais de 10 mil atendimentos e capacitações”, destaca.

Wanderlândia

Nesta quinta-feira, o secretário da Setas também esteve em Wanderlândia, a 450 quilômetros de Palmas. Na ocasião foram entregues mais de 100 certificados dos cursos gratuitos de designer de sobrancelhas e maquiagem, panificação, artesanato e cabeleireiro.

Sucupira

As ações da inclusão produtiva também foram realizadas durante esta semana em Sucupira, a 208 quilômetros da capital, região sul do Tocantins. Mais de 40 certificados serão entregues nesta sexta-feira, 20, no município.