Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Para facilitar o acesso dos produtores ao crédito rural, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) realiza o Mutirão do Agrocrédito, na próxima segunda-feira, 23, em Ponte Alta do Tocantins, município localizado a 160 km de Palmas.

A iniciativa consiste por meio de uma equipe bem estruturada, reunindo técnicos e agricultores, destravar o volume de demandas apresentadas pelo município relativas ao crédito rural, fim de garantir o desenvolvimento econômico e financeiro das famílias que vivem da produção agrícola na região. 

Segundo informações da gerência de crédito rural do Ruraltins, o escritório local do órgão, em Ponte Alta, fez a mobilização dos produtores, realizando um pré - cadastro e cerca de 30 deles já estão com a documentação elegível pelo Banco da Amazônia para fazer os projetos de crédito.

“Nessa etapa vamos fazer um mutirão para o deslocamento dos extensionistas até as propriedades rurais, no sentido de construirmos juntos com os agricultores as propostas para os sistemas produtivos desejados ou propor melhorias nas atividades já existentes, e assim encaminhar os projetos de crédito rural, econômico e financeiro para a instituição bancária”, destaca o engenheiro agrônomo, Marco Aurélio.

O presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, observa que é preciso dar oportunidade para que os produtores alcancem essa importante ferramenta. 

“O governo estadual prioriza as ações voltadas a agricultura familiar. Uma área que exerce atividades relevantes para a economia dos municípios. Diante disso, vamos percorrer todas as regiões do estado com o Mutirão do Agrocrédito, buscando diminuir as filas de espera dos produtores pela elaboração de projetos de crédito. Em várias localidades, devido ao número insuficiente de técnicos para atender as demandas, o acesso ao crédito está represado. O mutirão chega para resolver essa questão”, frisou o presidente.

Para o prefeito de Ponte Alta, o Mutirão do Agrocrédito, será de grande relevância para o município. “Com certeza o acesso ao crédito vai aquecer a economia local e dar condições para que o pequeno produtor possa investir, produzir e ter uma rentabilidade maior para sua família. O Ruraltins está dando um passo muito importante levando credito e informações a um número muito grande de produtores que temos nas propriedades rurais e assentamentos”, avaliou o gestor.

Crédito Rural

Por meio das ações dos extensionistas, milhares de agricultores são beneficiados pelo crédito rural, em todo estado.  O Ruraltins disponibilizou, em 2018, via banco do Brasil e Banco da Amazônia, mais de R$ 50 milhões aos agricultores familiares, sendo o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)  a linha de crédito mais acessada.  Os recursos são aplicados pelos agricultores em reforma da pastagem, infraestrutura rural, aquisição de matrizes leiteiras/corte, tratores, máquinas e outros equipamentos indispensáveis às atividades desenvolvidas no campo.