Brigadistas de incêndio já estão trabalhando no combate às chamas no Parque Nacional do Araguaia após o Ministério Público Federal recomendar ao instituto Chico Mendes de conservação da biodiversidade (ICMbio) e à Fundação Nacional do Índio (Funai) que adotassem medidas urgentes no enfrentamento do problema.
Na recomendação a Procuradoria da República entendeu que as entidades estariam sendo omissas no combate ao fogo na área de preservação ambiental. A região está inserida na terra indígena Inywebohona, em sobreposição com o Parque Nacional do Araguaia, estando sob a gestão conjunta da Funai e do ICMBio.
A recomendação do Ministério Público Federal (MPE) foi acatada e as brigadas já estão trabalhando no Parque Nacional do Araguaia. O órgão havia solicitado que, no prazo máximo de 48 horas, fosse comunicado à instituição o acolhimento da recomendação.
Com isso, Funai e ICMbio devem contar com a ajuda das brigadas do PrevFogo, Exército, Corpo de Bombeiros outras instituições.
O Tocantins é o quarto estado no ranking de queimadas do país, atrás apenas dos Estados do Mato Grosso, Pará e Amazonas. Somente neste mês até, o momento, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou 3859 focos de queimadas no Tocantins.