Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Parque Nacional do Araguaia

Parque Nacional do Araguaia Foto: Divulgação/ Governo do Tocantins

Foto: Divulgação/ Governo do Tocantins Parque Nacional do Araguaia Parque Nacional do Araguaia

Brigadistas de incêndio já estão trabalhando no combate às chamas no Parque Nacional do Araguaia após o Ministério Público Federal recomendar ao instituto Chico Mendes de conservação da biodiversidade (ICMbio) e à Fundação Nacional do Índio (Funai) que  adotassem medidas urgentes no enfrentamento do problema.

Na  recomendação a Procuradoria da República entendeu que as entidades estariam sendo  omissas no combate ao fogo na área de preservação ambiental. A região está inserida na terra indígena Inywebohona, em sobreposição com o Parque Nacional do Araguaia, estando sob a gestão conjunta da Funai e do ICMBio.

A recomendação do Ministério Público Federal (MPE) foi acatada e as brigadas já estão trabalhando no Parque Nacional do Araguaia. O órgão havia solicitado que, no prazo máximo de 48 horas, fosse comunicado à instituição o acolhimento da recomendação. 

Com isso, Funai e ICMbio devem contar com a ajuda das brigadas do PrevFogo, Exército, Corpo de Bombeiros outras instituições.

O Tocantins  é o quarto estado no ranking de queimadas do país,  atrás apenas dos Estados do Mato Grosso, Pará e Amazonas. Somente neste mês até, o momento, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou 3859 focos de queimadas no Tocantins.