Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Edu Fortes

Na tarde desta terça-feira, 24, a prefeita Cinthia Ribeiro empossou o vereador Edson Mota de Oliveira - o Etinho Nordeste, no cargo de presidente da Fundação do Esporte e Lazer (Fundesportes) do Município.

Na solenidade de posse a prefeita Cinthia afirmou que o novo presidente da Fundesportes deve realizar um trabalho de excelência no setor esportivo e de recreação da Capital, fazendo com que a Fundesportes trabalhe em conjunto com as secretarias afins.

“Estou muito feliz com sua chegada a nossa equipe, e quero ressaltar que é o primeiro vereador a ocupar a direção de uma pasta em nossa gestão. O senhor tem pela frente uma missão importante para desempenhar, pois o esporte é um instrumento de ocupação de nossos jovens, mantendo-os afastados de tantos vícios”, ponderou a prefeita de Palmas.

Já Etinho Nordeste disse sentir-se honrado pela oportunidade de assumir o comando da pasta. “Quando aceitei o desafio de assumir a Fundesportes fiz questão de conversar com a senhora sobre a necessidade de autonomia para o trabalho. Por isso me comprometo a dar o meu melhor e ter muito zelo na condução desse trabalho”, afirmou Etinho Nordeste.

A solenidade foi prestigiada por colegas vereadores do novo presidente empossado da Fundesportes, além de lideranças comunitárias, empresários e secretários municipais.

Representando a Câmara Municipal, falou o vereador Felipe Martins, que classificou Etinho Nordeste como amigo de longa data e um especial colega de parlamento. “Sei que você vai fazer um brilhante trabalho, pois o primeiro passo já foi dado, quando creditou a Deus o seu cargo”, comentou Martins.

Já o líder comunitário Carlinhos do Som afirmou ser uma honra fazer parte da equipe que acompanha Etinho. “Sei que você vai fazer um trabalho brilhante e deixar sua marca na Fundesportes; conte sempre conosco”, disse.

Etinho Nordeste assume a Fundesportes em substituição a Marcelo Wallace, que foi nomeado no cargo de secretário executivo da mesma pasta.

Perfil

Edson Mota de Oliveira (Etinho Nordeste), nascido na grande São Paulo, tem 51 anos, filho de Francisco Xavier de Oliveira (in memorian) e de Maria Arlete da Mota, pai de três filhos, é casado com Carlene Batista Machado. Aos sete meses de idade a família retornou para cidade de origem em Sergipe, mais tarde mudou para a cidade de Jussara no estado da Bahia. Aos 25 anos de idade mudou para o recém-criado Estado do Tocantins. Em 1991 torna-se um dos pioneiros comerciantes palmenses. E, sentindo as dificuldades dos jovens da época, entra na lida das causas sociais e na cidade começa a atuar fortemente na área do esporte, sendo um dos grandes incentivadores do futebol amador da Capital, ajudando a organizar o primeiro campeonato de futebol “Terrão” de Palmas.  Atuou como conselheiro do ‘Palmas Futebol e Regatas’, sendo deste, um dos principais patrocinadores. Apostando no esporte como um meio de melhorias na qualidade de vida dos palmenses, foi eleito para o primeiro mandato nas eleições municipais de 2012 com 1698 votos e, posteriormente, se reelegendo com 1977 votos em 2016.