Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, recebeu na manhã desta quarta-feira, 25, comitivas de duas indústrias que trabalham com produtos do agronegócio no Estado, a CDA (Companhia de Distribuição Araguaia), e a Granol, processadora de soja e produtora de Biodiesel. As reuniões ocorreram no Palácio Araguaia e tiveram também a participação do secretário de Indústria e Comércio, Ridoval Chiareloto e da deputada estadual Luana Ribeiro.

Na 1ª reunião, com os representantes da CDA, que é detentora de várias marcas de arroz, inclusive a Tio Jorge, e que no Tocantins possui indústria instalada em Lagoa da Confusão, o governador Carlesse conheceu as projeções de crescimento da empresa e ouviu dos representantes que pela posição estratégica e logística, o Tocantins é fundamental para os projetos da empresa de abastecer as regiões Norte e Nordeste, além da exportação. “Fizemos há pouco a primeira exportação para o exterior, enviando arroz para a Venezuela e nossa ideia é atender o Norte e o Nordeste”, afirmou o diretor presidente da CDA, José Nivaldo de Oliveira.

O governador ouviu também do diretor presidente, que atualmente a empresa opera com apenas 30% de sua capacidade instalada, podendo absorver ainda mais produção, caso o Estado aumente a oferta de arroz e também consiga reduzir a saída do produto in natura do Estado. “Tocantins tem terra, água, clima e capacidade para produzir entre 1,2 milhão a 1,4 milhão de toneladas, queremos continuar sendo a maior indústria de arroz do Estado, gerar mais receita e mais empregos”, afirmou Gustavo Rodunz, diretor da CDA.

“O Governo está de portas abertas para discutir e encontrar soluções que atendam a indústria, os produtores, o Estado e a população. O Tocantins precisa das indústrias para gerar empregos e receita e também precisamos dos produtores para abastecer nossas indústrias. Esse trabalho tem que ser integrado para todos crescerem juntos”, afirmou o governador.

Granol

Na 2ª reunião da manhã, o governador Mauro Carlesse recebeu os representantes da Granol, empresa de processamento de soja com unidade industrial instalada em Porto Nacional e armazéns de grãos em várias regiões do Estado. Os executivos apresentaram os desafios que a empresa enfrenta para se manter no mercado, uma vez que grande parte da produção local é exportada através das tradings, que detém melhores condições de competitividade.

O diretor Ronaldo Sartori informou ao Governador que a empresa possui atualmente 292 funcionários no Estado, podendo chegar a 500, caso a capacidade instalada seja mais exigida por maior oferta de soja. A empresa sugeriu medidas que possam incentivar a comercialização da soja para esmagadoras instaladas no Estado, assim como a implantação de novas indústrias do segmento. O governador Mauro Carlesse afirmou que serão realizados estudos em relação à proposta.