Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participa da II Feira Internacional de Processamento e Industrialização de Aves, Bovinos, Ovinos, Suínos e Pescado-Expomeat, que iniciou dia 24 e encerra nesta quinta-feira, 26, em São Paulo. O evento, que foca no segmento de processamento e industrialização das espécies citadas, tem o objetivo de conectar fornecedores com as empresas do setor.

Da Agência participa o gerente de inspeção animal, Jean Paulo Galletti, que explicou que a Feira oportuniza a atualização em novos equipamentos que estão aparecendo no mercado, trazendo tecnologia com melhorias do custo/benefício e da qualidade. “Estaremos mais preparados para aprovação de equipamentos nos projetos que são apresentados pelo setor privado para abertura de indústria de carne, o setor evolui muito rápido e precisamos acompanhar as mudanças”, avaliou.

Jean Galletti disse ainda que os seminários promovem discussões que são fundamentais para o aperfeiçoamento e crescimento da industrialização de carnes e seus derivados. “Debatemos soluções que visam atender a legislação integrada à qualidade e versatilidade na produção, para que os empresários consigam extrair o melhor nos alimentos de origem animal que serão consumidos pela população”, pontuou.  

Inspeção Animal

O Tocantins conta com 33 estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Animal (SIE), sendo que cinco deles aderiram ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Do total citado, 17 são fábricas de produtos cárneos e derivados, bem como uma granja avícola e 16 são de produção de leite e seus derivados, incluindo um entreposto de mel.

A gerência de inspeção animal da Adapec coordena o SIE, ficando responsável pelo registro e fiscalização das empresas que produzem matéria prima, manipulem, beneficiem, transformem, industrializem, preparem, acondicionem, embalem produtos de origem animal tais como: carne, leite, pescado, ovos, mel e seus derivados, que fazem a comercialização no estado do Tocantins. Além disso, das empresas aderidas ao Sisbi, que têm equivalência federal na comercialização desses alimentos.