Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) vem trabalhando durante o ano na preparação dos estudantes da rede estadual para o ingresso em instituições de ensino superior. Por meio do programa #ToNoEnem, a Pasta realiza semanalmente aulões preparatórios e de revisão de conteúdos que costumam cair nas provas do Exame.

Outra parte do projeto, e um complemento na preparação dos estudantes, são os simulados do Enem. Nesta quinta-feira, 26, as escolas da rede estadual realizam o II Simulado para mais de 21 mil estudantes que estão em fase de conclusão do ensino médio. Realizam as provas estudantes regularmente matriculados na 3ª série do ensino médio, no 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na 4ª série do ensino médio integrado. O exame é realizado em 297 escolas da rede estadual e conveniadas.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, os simulados auxiliam os estudantes a realizarem as provas, pois fazem uma representação fiel do que eles irão encontrar nos dias 3 e 10 de novembro – datas da realização do Enem 2019.

“O simulado conta com todo o ambiente que os estudantes irão encontrar nos dias das provas do Enem. Desta forma, quando eles forem fazer o exame, estarão mais calmos, porque já conhecem como funciona o ambiente de aplicação das provas. O simulado, como todo o programa #ToNoEnem, aumenta a oportunidade dos nossos alunos de concretizarem seus sonhos de ingressarem na universidade”, destacou a gestora.

Nas escolas que realizam os simulados, o ambiente é o mesmo do dia do Enem. Horários de abertura e fechamento dos portões, fiscais de sala e corredor, as mesmas orientações quanto ao preenchimento dos cartões-resposta. Tudo com o objetivo de preparar os alunos para o que eles irão presenciar nas datas das provas oficiais do Exame.

“O Simulado do Enem traz orientações que nortearão os estudantes a se organizarem de forma correta para o certame, ajudando-os em relação aos horários, à postura em sala, a fazerem uma leitura crítica e reflexiva para o seu sucesso no Enem, exame que possibilita o ingresso em uma universidade”, pontuou o diretor do Colégio São José, de Palmas, José Antônio Aguiar Gama.

Leonardo Auto Barros, diretor do Colégio Estadual Jardim Paulista, de Araguaína, pontuou outra característica do Simulado. “O simulado ajuda o aluno a experimentar esse formato de prova e dá ao estudante o feedback em relação às suas dificuldades em algumas matérias, fazendo com que os professores possam trabalhar com esse resultado em sala de aula, verificando quais questões eles têm mais dificuldades, quais precisam ser revisadas, o tempo que o aluno usou para a questão”.

Para os estudantes, a iniciativa da Seduc cumpre um papel fundamental para a preparação voltada ao Enem, pois muitos nunca participaram de algum tipo de certame semelhante. “A importância do simulado é muito grande, pois está nos preparando para o Enem, nos faz ter noção do tempo, da prova, de tudo. Tem muitas pessoas na 3ª série que farão a prova pela primeira vez e essa prova faz com que todos cheguem lá preparados”, disse Thainá Valéria Pereira Silva, do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, de Araguaína.

#ToNoEnem

O programa #ToNoEnem é realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes desde 2017 e tem como objetivo oferecer ferramentas para que os estudantes da rede estadual possam se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio. Semanalmente, cerca de 2000 alunos concluintes do ensino médio participam, nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) de aulões preparatórios com conteúdos específicos do Enem. 

O primeiro simulado do Exame foi realizado em maio deste ano com a participação de mais de 20 mil estudantes. As provas do Enem serão realizadas em todo o Brasil nos dias 3 e 10 de novembro e são uma das principais portas de entrada para instituições de ensino superior do País.