Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Joelma Cristina

Na manhã desta quinta-feira, 26, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antonio Andrade (PTB), juntamente com os deputados Valderez Castelo Branco (PP) e Jair Farias (MDB), recebeu em seu gabinete representantes da VLI Multimodal S/A.

Durante a visita de cunho institucional, Fernando Kunsch, gerente de relacionamento institucional e Denilson Marques, gerente geral de terminais do Tocantins e portuários de São Luis/MA, fizeram uma rápida apresentação da empresa, forma de atuação e estratégias adotadas para desenvolver as regiões onde ela atua.

Sobre VLI no TO

A empresa Valor Logística Integrada (VLI) tem a concessão das ferrovias Centro Atlântica e Norte Sul, sendo que esta última possui um trecho de 720 km entre Açailândia/MA e Porto Nacional/TO e foi justamente sobre este trecho que o presidente da Casa de Leis demonstrou mais interesse e fez alguns questionamentos buscando entender melhor a operação.

Preocupação com TO-335

Os representantes da VLI demonstraram preocupação com um trecho da TO-335, de aproximadamente 30 km, que liga os municípios de Colinas a Palmeirante, por onde passam em média, segundo eles, 450 carretas no período de pico da safra, e precisa urgentemente de recuperação da malha asfáltica.

“É uma estrada que merece bastante atenção, por ali passam cerca de três milhões de toneladas por ano, em carretas até chegar aos nossos trens, a ferrovia precisa ser capilarizada por rodovias e estas precisam estar em boas condições”, explicou o gerente geral da unidade Tocantins.

Presidente garante atenção a TO-335

De pronto Antonio Andrade, bem como os deputados presentes, disseram que irão requerer junto ao poder executivo estadual melhorias para trecho.

“Sabemos da importância da ferrovia para nosso Estado e vamos verificar junto à secretária de infraestrutura como anda a licitação para recuperação do trecho citado, considerando que já existe recurso federal para isso, acredito que teremos êxito neste pleito”, ponderou o presidente. Ele ainda estendeu apoio para possíveis demandas futuras da empresa.

Ao final da reunião ficou pré-agendada uma visita dos parlamentares tocantinenses ao terminal de cargas da ferrovia, no distrito de Luzimangues.