Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O objetivo é trazer alternativas de produção sustentável de alimentos tendo como base a agroecologia

O objetivo é trazer alternativas de produção sustentável de alimentos tendo como base a agroecologia Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O objetivo é trazer alternativas de produção sustentável de alimentos tendo como base a agroecologia O objetivo é trazer alternativas de produção sustentável de alimentos tendo como base a agroecologia

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), realiza no dia 11 de outubro o VI Seminário Estadual de Agroecologia com o tema Bioeconomia no Desenvolvimento Rural Sustentável.  O período de inscrições está aberto e os interessados podem acessar o link  http://bit.ly/VIseminario e realizar o processo.

Conforme a gerente de agroecologia do Ruraltins, Dryelly Rodrigues, coordenadora do evento, na programação estão previstas palestras abordando a Agroecologia e Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs), com o  Professor, Doutor Valdely Ferreira Kinupp,  Bioeconomia na Agricultura Familiar, com  Marco Aurélio Pavarin, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e os Desafios e Perspectivas da Produção de Bioarte para a Agricultura Familiar, ministrada por Francisca Helena Rosendo, extensionista do Ruraltins.

Na oportunidade haverá ainda debates, relatos de experiências, troca de sementes e saberes, caminhada guiada em unidade de agroecologia, e apresentação teatral com as artesãs do Povoado Mumbuca, de Mateiros. Paralelo a essa programação acorrerá durante todo o dia a Feira de Produtos Agroecológicos.

“O objetivo do seminário é trazer alternativas de produção mais sustentável de alimentos tendo como base a agroecologia, como também apresentar para a população política públicas voltadas para a segurança alimentar e saúde, mostrando a diversidade do setor. Já estamos na sexta edição e percebemos que ao longo desses anos os produtores estão mais capacitados e acessando as políticas públicas voltadas para a agroecologia. Além disso, grupos articulados de produtores trabalham para uma certificação da produção agroecológica aqui no estado”, avalia Dryelly Rodrigues.

Para a professora Conceição Previero, do Ceulp-Ulbra, também coordenadora do seminário, “o encontro é um momento de congregação das instituições e das pessoas que trabalham com práticas sustentáveis no Tocantins, em especial a agroecológica. A iniciativa promove o fortalecimento das atividades as quais realizamos e renova as nossas esperanças”, frisa.

Apoiadores

O VI Seminário de Agroecologia conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, Comissão da Produção Orgânica (CPOrg), Unitas Agroecológica(Ceulp/Ulbra), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuário (Embrapa) e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).