Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Os 21 mil estudantes do Tocantins realizam nesta quinta-feira, 3, a segunda parte do Simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A prova faz parte do programa #ToNoEnem e tem como objetivo preparar os estudantes da rede estadual para o exame, que é uma das principais portas de entrada para as universidades brasileiras.

O simulado será aplicado em condições similares ao exame oficial e abrangerá as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Participam estudantes regularmente matriculados na 3ª série do ensino médio, no 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na 4ª série do ensino médio integrado. Ao todo, 297 escolas aplicarão as provas para cerca de 21 mil estudantes.

Conforme Larissa Ribeiro, diretora de Desenvolvimento da Educação, o objetivo do simulado é oferecer aos estudantes ambiente semelhante ao que eles encontrarão nos dias das provas do Enem. “Dessa forma, os alunos irão se familiarizar com os procedimentos que serão executados nos dias 3 e 10 de novembro, dia da aplicação do Enem 2019. Espera-se que, com essa experiência, os estudantes consigam reduzir a expectativa e a ansiedade, tendo a oportunidade de realizar uma prova de forma tranquila e com maior capacidade de raciocínio”, frisou.

Orientações

Os estudantes que irão participar do simulado devem observar o horário de chegada à escola, de abertura e fechamento dos portões, devem apresentar documento de identificação, estarem cientes dos objetivos do Enem e serem informados do tempo de realização de cada prova. Também será vetado o uso de aparelhos eletrônicos.

Resultados e correção

Os gabaritos das provas serão disponibilizados aos estudantes ainda no mês de outubro. Nos sábados que antecedem o primeiro dia de provas do Enem, dias 19 e 26 de outubro, professores das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) realizarão a correção comentando os itens nos quais os estudantes encontram maior dificuldade no Simulado.

Programa #ToNoEnem

O Simulado do Enem integra as ações do projeto #ToNoEnem desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Seduc, que promove ações para melhorar a qualidade do ensino médio e orientar os alunos a terem êxito nas suas realizações como o Enem, vestibulares e processos seletivos para o mercado de trabalho. Outras ações do #ToNoEnem são os aulões de revisão de conteúdo, realizados aos sábados, nas 13 Diretorias Regionais de Educação, e a disponibilização de materiais de estudos.