Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Visando incentivar a participação dos professores da rede estadual de ensino na XIX Meia Maratona do Tocantins, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes está oferecendo aos educadores das escolas estaduais a isenção da taxa de inscrição. Também serão premiados com a gratuidade servidores da Pasta. A corrida acontece nos dias 12 e 13 de outubro, em Palmas.  

Conforme a titular da Seduc, Adriana Aguiar, o mês de outubro será de homenagens e atividades diversas em comemoração ao Dia do Professor, incluindo o incentivo de participação na Meia Maratona. “Esta é uma forma de valorizar os profissionais. Com a proximidade do Dia dos Professores à Meia Maratona, pensamos nessa forma de agradecer aos professores que, com dedicação e compromisso, contribuem com a formação intelectual de nossos estudantes”, enfatizou. 

A maior e mais tradicional corrida de rua do Norte do Brasil inscreve até este domingo, 6. São disponibilizadas 2 mil vagas na competição que traz novidades neste ano. Além da prova dos 21 km (meia maratona), na edição de 2019, também serão disputadas provas de 10 km e 5 km e corrida infantil, de 20 a 300 metros.

A inscrição para o público em geral pode ser feita no  site da Meia Maratona. Já os professores e servidores da Seduc que quiserem participar da corrida precisam enviar e- mail para o endereço gestaoesporte@seduc.to.gov.br  informando nome completo, matrícula, CPF, RG, endereço, e-mail, telefone e local de lotação. 

Os interessados terão que escolher uma das três distâncias a serem disputadas: 5 km, 10 km e 21 km. A inscrição KIT VIP dá direito apenas ao número do peito, chip e medalha de participação pós-prova.  

A prova  

As corridas de 10 km e de 5 km serão realizadas no dia 13, com largada prevista para as 6h45min, sendo que as duas primeiras terão largada no Distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, com chegada à Praia da Graciosa, enquanto a última terá largada e saída na Praia da Graciosa.

Corrida de Rua da Criança

No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, será realizada a Corrida de Rua da Criança, em parceria com o Serviço Social da Indústria – Departamento Regional do Tocantins, com a primeira largada às 7h30min, na Praia da Graciosa, em Palmas. O percurso é dividido de acordo com a faixa etária, por atletas de ambos os sexos, crianças e adolescentes regularmente inscritos.

Para esta faixa etária a Seduc disponibilizou 100 vouchers que foram distribuídos entre as escolas estaduais da capital, fomentando a participação dos estudantes na Meia Maratona.