Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Jéssica Iane

Foto: Jéssica Iane

Encerrando a segunda semana de atendimentos do 3º Mutirão de Perícias Médicas em desfavor do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), nesta sexta-feira (4/10), foram contabilizadas 198 pessoas atendidas, no Fórum de Palmas. Além desta sexta, as perícias aconteceram nos dias 23, 24 e 30 de setembro e vão continuar todas as terças até o final de outubro, com encerramento no dia 8 de novembro.

O mutirão, que continua nessa terça-feira (8/10), é realizado pela Junta Médica do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO) em 2019, resultado do Convênio N. 01/2019, celebrado entre o Tribunal de Justiça (TJTO) e a Justiça Federal de 1º grau, com a participação de 8 médicos cadastrados no sistema da Assistência Judiciária Gratuita (AJG) da Justiça Federal.

“Eu vim em busca do meu auxílio-doença que foi suspenso, mas ainda estou impossibilitado de trabalhar”, explicou o idoso Lorisvaldo Sousa da Silva. Ele reside em Guaraí, teve perda quase total da visão e passou recentemente por uma cirurgia de hérnia no abdome.

Caso semelhante da dona Benilda Fernandes Rodrigues, que veio de Pedro Afonso em busca de uma nova perícia médica para contestar a suspensão de seu benefício. “Eu não posso trabalhar, porque sempre trabalhei na roça, mas agora não tenho mais força. Tenho um ferimento na perna e passei por um tratamento de hanseníase, mas perdi os movimentos. Estava recebendo auxílio, mas o INSS cortou meu benefício”, lembrou.

Desistências

“A gente fica muito feliz com o mutirão, porque conseguimos atingir um número maior de pessoas, já que o volume de processos dessa natureza é alto. Mas ainda temos muitas desistências”, ressaltou a analista judiciária da Junta Médica do TJTO, Simone Marques.

“Eu gostaria que o comparecimento fosse 100%, porque a maioria das demandas que vêm para Junta Médica acontecem porque o juiz deferiu a gratuidade do atendimento. Então seria ideal que as pessoas se organizassem para vir, para não gerar a necessidade de o juiz deferir reagendamento, o que acarreta demora no processo, além de que essa vaga poderia ser utilizada por outra pessoa que também está precisando do benefício”, acrescentou, revelando que cinco periciandos agendados para a última sexta-feira (4/10) não compareceram. Ela explicou ainda que muitas pessoas que não comparecem justificam a falta de transporte para vir à capital, mas lembra que as prefeituras podem disponibilizar esse transporte, mediante solicitação. Foi o que fez Edson José da Silva Alves, de Alvorada. O irmão dele pediu à prefeitura um transporte, e Edson veio a Palmas fazer a perícia. “Eu sofri um acidente em 2005 e perdi os movimentos do lado esquerdo. Já tentei arrumar emprego, mas não consegui e preciso sustentar minha família”, explicou.

Mais uma data

“Conseguimos disponibilidade na agenda com um perito, que vai fazer mais 30 atendimentos”, comemora Simone. Agora, o mutirão, que deveria terminar no dia 29 de outubro, segue até o dia 8 de novembro, quando acontecerá o atendimento extra. E a expectativa de realizar 338 atendimentos, sobe para 368.

A programação acontece ainda nos 15, 22 e 29/10, de 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas, por ordem de chegada. Os participantes devem levar documento com foto e os exames médicos que não foram adicionados aos autos.