Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Um total de 4.229 eleitores gurupienses foram às urnas neste último domingo para escolherem os novos membros do Conselho Tutelar de Gurupi. Foram 11 candidatos pleiteando as 5 vagas para membro titular e 5 para suplente. Os escolhidos irão iniciar os trabalhos a partir do dia 10 de janeiro do ano de 2020 e finalizam o mandato em janeiro de 2024. 

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Cada Conselho é formado por um grupo de 5 pessoas, eleitas pela população local, para mandato de 4 anos, mediante novo processo de escolha.

Entre os candidatos a membro do Conselho, a Débora Pimentel foi a mais votada com 703 votos; em seguida o candidato Lauro Júnior que obteve 676 votos; em terceiro ficou o José Guimarães com 460 votos; em quarto a candidata Leonice Luz com 415 votos; e por último a Gezonita (Nita) que teve 341 votos.

Os candidatos Jaqueline Soares, Deyvid Dias, Francisca Dilma, Sônia Segger e Sirlene Brandão são os conselheiros suplentes. Eles poderão ser convocados quando algum membro titular necessitar se ausentar, em casos, por exemplo, de doença, férias e licença maternidade.

A apuração dos votos foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em conjunto com a Promotoria da Infância e da Juventude no auditório do Colégio Paroquial Bernardo Sayão. Os votos foram contabilizados por volta das 18h e encerrou às 19h. Segundo a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Licemara Cardoso, a votação foi tranquila.

Papel do conselheiro tutelar

São algumas das atribuições do conselheiro atender às famílias e aplicar medidas pertinentes aos pais ou responsáveis; aplicar medidas protetivas quando a criança e o adolescente estiverem em situação de risco; encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente; e fiscalizar entidades de atendimento à criança e ao adolescente.

Confira a lista dos candidatos e o número de votos de cada um:

Candidatos

Nº Votos

Débora Pimentel

703

Lauro Júnior

676

José Guimarães

460

Leonice Luz

415

Gezonita (Nita)

341

Jaqueline Soares

318

Deyvid Dias

296

Francisca Dilma

249

Sônia Segger

238

Léo Guimarães

211

Sirlene Brandão

274