Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

No Dia das Crianças no próximo sábado, 12 de outubro, é tradição presentear a garotada e para garantir que os pequenos cresçam sabendo dos seus direitos e a importância do consumo consciente, o Procon Tocantins tem intensificado suas ações com o público infantil.

Durante esta semana, o Núcleo de Atendimento de Araguaína está realizando palestras educativas com atividades lúdicas alusivas a data. Mais de 400 estudantes de 3 a 10 anos de idade aprenderam sobre direitos básicos do consumidor. A ação que faz parte do projeto Fiscal Mirim e foi realizada nesta terça-feira, 8, na Escola Santa Cruz.

Ainda na ocasião, também foi abordado sobre o cuidado com os brinquedos e como evitar a entrada de produtos vencidos que podem comprometer a proteção à vida, saúde e segurança.

“Devido a aproximação da data comemorativa, a criançada fica ansiosa. Por isso trabalhamos com eles a questão da publicidade usada para atrair o público infantil. E grande da variedade de brinquedos ofertados, pois muitas vezes elas são influenciadas por propagandas”, explica Renata Vasconcelos, coordenador de Educação para o Consumo de Araguaína.

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, destaca que é fundamental que os pais conversem com os filhos também na hora realizar a compra. “O planejamento de acordo com a renda familiar, ainda é a melhor opção para evitar gastos desnecessários. Ter cuidado com as compras de última hora também, pois é necessário realizar uma pesquisa de preço antes”, orienta o gestor.

Fiscal Mirim

Também nesta segunda-feira, 7, os alunos da Escola Lar Adventista, também e aprenderam sobre direitos básicos do consumidor.

O projeto Fiscal Mirim é realizado nos 11 núcleos do Procon nas unidades de ensino. Durante as atividades, as crianças estão recebendo material informativo que contém itens importantes que devem ser observados na hora das compras.

Dicas de compras:

Sempre faça uma pesquisa de preço antes.  Fique atendo as condições de pagamento, os descontos para pagamento à vista e também os juros no caso de parcelamento;

Não esqueça de olhar a indicação de faixa etária e as questões relacionadas à saúde e segurança;

Todo brinquedo precisa ter o selo do Inmetro. Esta certificação é obrigatória, ou seja é a garantia de que ele foi aprovado;

Exija sempre a nota fiscal do produto e fique atento a política de troca de cada empresa;

E não esqueça, brincar e viajar também são ótimas opções de presentes;

Em caso de denúncias Disque 151 ou no Whats Denúncias