Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Dicom/AL

Foto: Dicom/AL

O deputado Ricardo Ayres (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira, 16, para se posicionar com uma corrente que defende uma política de armamento dos cidadãos como solução contra o crescimento da violência e demais problemas de segurança pública. Para o parlamentar é necessários se investir no aparelhamento das forças de segurança, “é a presença de polícias nas ruas que afugenta a bandidagem”.

O assunto tomou a pauta de discussões da Casa de Leis do Tocantins diante do crescimento número de furtos, roubos, assassinatos e demais crimes no Estado do Tocantins, principalmente nas maiores cidades do Estado. Segundo o parlamentar este é um assunto muito sério e deve ser debatido com toda a atenção. “Em uma comparação, o que é mais perigoso, um doido armado ou um doido sem arma? Porque essas pessoas que cometem essa chacinas e outros crimes brutais não podem ser total controle das suas faculdades mentais”, questionou.

Ayres ainda destacou que não existe nenhum dado científico que possa justificar o armamento da população como fator de diminuição de crimes de violência. “Armar a população não é a solução. Os cidadãos que mais sofrem, que tem o celular, a carteira e até sua moto roubados, na maioria, não têm condições de comprar e nem sabem manusear uma arma, isso é ilusão. Armas, sem treinamento causam, acidentes domésticos como vemos”, explicou.

Investir nas forças de segurança

Segundo Ricardo Ayres ao invés de se promover uma armada da população é preciso que seja investido nas forças de segurança. Para ele é preciso que seja feito um aparelhamento das polícias e reforços de materiais, recursos e equipamentos para os setores de inteligência. “Temos que dar condicionamento de funcionamento das delegacias, investir em coletes e equipamentos para policiais, integrar o trabalhos das polícias e dar-lhes instrumentos”, disse.