Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Tocantins realizou na semana passada Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (REPACs) em Pedro Afonso e Miranorte. Nas ocasiões, as autoridades presentes manifestaram apoio ao Censo 2020. Os municípios são estratégicos porque podem mudar a faixa do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), ou seja, os recursos transferidos da União para essas cidades podem aumentar. 

Presididas pelo coordenador das REPACs, Paulo Ricardo da Silva Amaral Jesus; com a participação do Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Tocantins, João Francisco Severo Santos; e a técnica de Informações Geográficas e Estatísticas Zeneide Maria da Silva, nas reuniões foram apresentadas informações sobre o Censo Demográfico 2020, como o aparato técnico, mapas e metodologias e andamento dos trabalhos em curso. O objetivo foi dar transparência e buscar, junto às autoridades e a sociedade, apoios e parcerias para viabilizar as atividades censitárias.

Além desses dois municípios, o IBGE-TO realizou reuniões em Miracema, Rio dos Bois, Tupirama e Bom Jesus. Conforme o chefe da  Unidade Estadual do IBGE no Tocantins, as REPACs nos municípios do interior do Estado, salvo algumas exceções, vem apresentando excelentes resultados em termos de participação qualificada e de intenção de apoio por parte das prefeituras.

“Em Pedro Afonso e Miranorte, a participação de tomadores de decisão foi muito produtiva. Conseguimos o compromisso prévio para o fornecimento de local e estrutura mínima para a instalação dos postos de coleta, bem como auxílio na divulgação dos processos seletivos para contratação de pessoal dessas localidades para trabalhar como ACM e Recenseador durante a operação do Censo 2020”.

O dirigente destacou que esses dois municípios estão numa faixa de quantitativo populacional sensível para a mudança de categoria do FPM, por isso, muitas dúvidas foram manifestas a respeito das estimativas e contagens populacionais. “Procuramos responder de forma objetiva os questionamentos e esclarecer que o apoio logístico e a participação crítica nas próximas REPACs são primordiais para garantir a transparência e legitimidade social dos resultados dessa próxima operação censitária”, concluiu.

Pedro Afonso

Em Pedro Afonso, representantes da Prefeitura, do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e da Câmara de Vereadores estiveram presentes e puderam sanar suas dúvidas em relação ao trabalho desenvolvido pelo IBGE.

Para o coordenador das REPACs, a reunião no município foi muito proveitosa. “Houve uma massiva participação da sociedade civil e dos poderes públicos, que manifestou um apoio muito grande ao Censo. Isso nos deixa contentes em relação ao nosso trabalho, porque temos a certeza que a coleta e o processamento de informações aqui serão de qualidade e muito próximo da realidade”, avaliou.

O vice-prefeito de Pedro Afonso, José Ribamar Coelho, destacou a participação dos secretários municipais na reunião e declarou apoio ao IBGE para a realização do Censo. “Nós estamos a inteira disposição para oferecer todos os aparatos que vocês estão necessitando para fazer esse trabalho”, garantiu.

Por sua vez, o representante do Legislativo Municipal, vereador Agnaldo Sodré, falou da importância da atualização da contagem populacional e se comprometeu em levar para a Presidência da Casa as demandas do IBGE. Segundo ele, caso haja aprovação do presidente, o seu gabinete será colocado à disposição do Instituto para os recenseadores, agentes e coordenadores do Censo desenvolverem seus trabalhos.

O chefe de Cartório Eleitoral da 23ª Zona, Wagner Mansur, avaliou como positiva a primeira reunião do no município. “É uma satisfação participar desse planejamento. Entendemos que o levantamento desses dados estatísticos vão contribuir e orientar o setor público e o setor privado. Pedro Afonso é um município que está crescendo muito, vem se destacando no Tocantins. Então, nós acreditamos que é muito importante essa parceria de todas as instituições com o IBGE, a fim de que os dados venham à tona com a maior precisão possível”, disse. Ele ainda reforçou que o levantamento populacional vai auxiliar o processo eleitoral que também acontecerá em 2020.

Já o secretário municipal de Administração, Fernando Moraes, agradeceu a equipe do IBGE pela promoção da reunião. De acordo com o gestor, as informações repassadas foram “detalhadas” e “esclarecedoras”. Por fim, ele reiterou o apoio do Executivo municipal ao Censo 2020.

Conforme as estimativas do IBGE, feitas trimestralmente, em Pedro Afonso vivem 13.694 pessoas, em 3.926 domicílios. No município vai ser instalado um posto de coleta para abrigar uma equipe de 15 servidores temporários.

Miranorte

Em Miranorte, 24 pessoas participaram da reunião. Dentre elas, o prefeito Antônio Carlos Martins, secretários, representantes da Câmara Municipal e da Polícia Militar. A estimativa do IBGE é de que existe na cidade 4.110 domicílios e 13.689 habitantes. No local também vai ser instalado um posto de coleta com 15 servidores temporários.

Presente no evento, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Almeida da Silva, manifestou apoio na divulgação das atividades censitárias. Além disso, o parlamentar se comprometeu em fornecer um espaço para que os servidores do IBGE possam desempenhar seus trabalhos.

O policial militar Weliton de Sousa avaliou como importante a integração e participação de representantes da sociedade nos preparativos do Censo 2020. “É o primeiro passo para chegarmos a um objetivo, que é um sonho nosso, porque nós acreditamos que Miranorte já tem o índice populacional para alcançar a faixa 1.0 no FPM. O IBGE, com seu quadro de pessoas capacitadas, é que vai filtrar essas informações para confirmar o que nós já imaginamos”, declarou, acrescentando que toda população deve se conscientizar da importância desse projeto e passar a informação correta para o recenseador, “porque isso vai contribuir para dias melhores”.

Para o prefeito de Miranorte, o Censo vai marcar a história do município, já que existe a possibilidade de elevação de faixa do FPM. Segundo ele, existe uma “defasagem” de dez anos, que em 2020 vai ser reparada. “Com certeza nós vamos sair de 0.8 para 1.0. Nós temos perdido grandes valores e investimentos na saúde, educação, assistência social e em obras. Então, com esse novo Censo, Miranorte vai elevar a faixa do FPM e o município vai ganhar com os recursos que vão entrar”,ressaltou.

Os representantes da Prefeitura de Miranorte afirmaram que vão organizar uma comissão para acompanhar e contribuir com os trabalhos do Censo. O objetivo é mobilizar as autoridades locais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de associações, sindicatos, lideranças comunitárias e empresas.

O coordenador das Repac’s destacou que no município houve um engajamento produtivo da sociedade. “Acredito que o Censo 2020 em Miranorte será preciso muito em função do engajamento da comunidade local, o que é excelente para a realidade dos seus munícipes e para o trabalho do IBGE”, concluiu.

Censo 2020

A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2020. Serão visitados todos os domicílios do País e qualquer morador capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio.

Os recenseadores, identificados com colete, boné, crachá e dispositivo móvel de coleta (DMC), coletarão as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no DMC. Também será possível responder o questionário via internet.

Como em Censos anteriores, serão utilizados dois questionários: o da amostra, a ser aplicado em uma fração dos domicílios ocupados, e o questionário simplificado nos restantes. (Ascom IBGE)