Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Mauro Carlesse e Carlos Gaguim acompanham leilão no RJ

Mauro Carlesse e Carlos Gaguim acompanham leilão no RJ Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Mauro Carlesse e Carlos Gaguim acompanham leilão no RJ Mauro Carlesse e Carlos Gaguim acompanham leilão no RJ

Acontece na manhã desta segunda-feira, 21, na sede da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) no Rio de Janeiro (RJ) o leilão da jazida de minérios de Palmeirópolis, a 444 km de Palmas. O governador Mauro Carlesse (DEM) acompanha pessoalmente o leilão. “A proposta do governo é impulsionar a mineração no Estado, como fator de desenvolvimento econômico. A expectativa é gerar aproximadamente 2 mil empregos”, disse o governador.

O leilão da exploração mineral em Palmeirópolis é o primeiro no qual o governo concede concessão de uma área da qual possui título e conhecimento geológico. O leilão ocorre por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Lançado em junho deste ano, o edital prevê R$ 15 milhões em bônus de assinatura, que serão pagos à União, e mais de R$ 255 milhões em investimentos em 10 anos. Há cerca de 40 anos a área está sob demanda de expectativa de exploração.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, a área possui potencial para exploração de cobre, chumbo e zinco.

O deputado federal Carlos Gaguim (DEM) acompanha o governador Mauro Carlesse no leilão. O parlamentar disse que defendeu a pauta em Brasília durante 4 anos, para que finalmente o leilão fosse realizado. “Desta forma o estado vai se tornar referência  para o país na área mineral. Tenho convicção de que esse avanço irá mudar a vida das pessoas”, comemorou.